Senadores querem convidar Graça Foster para explicar dificuldades da Petrobras — Rádio Senado

Senadores querem convidar Graça Foster para explicar dificuldades da Petrobras

LOC: SENADORES QUEREM CONVIDAR A PRESIDENTE DA PETROBRAS PARA EXPLICAR AS DIFICULDADES DA ESTATAL. 

LOC: A COMPANHIA BRASILEIRA APRESENTOU O PIOR RESULTADO DOS ÚLTIMOS ANOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, apresentou um convite para que a presidente da Petrobras, Graça Foster, compareça à Comissão de Assuntos Econômicos para explicar a venda de ativos da estatal na Argentina e a situação de dificuldades enfrentada pela companhia. Segundo balanço divulgado nessa semana, a Petrobras apresentou o pior resultado dos últimos oito anos, com uma redução de 36% do lucro líquido anual. Ana Amélia ressaltou que os trabalhadores que usaram o FGTS para comprar ações da estatal merecem explicações. 

(A.Amelia) O requerimento ganhou mais importância quando ela admitiu dificuldades bastante sérias que a empresa está enfrentando. E também a questão da defasagem de preços que está provocando uma situação de desajuste no desempenho da companhia. Tenho muito preocupação. A Petrobras é a maior estatal, tem ações, é uma empresa mista de capital aberto, está nas Bolsas. É um pouco a imagem do Brasil. 

REP: O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, também cobra explicações sobre o mau desempenho da Petrobras. 

(Aloysio) A Petrobras é uma grande empresa e da qual nos orgulhamos todos. Mas ela está cambaleando pelos maus resultados financeiros e pelos maus resultados em matéria de produção de petróleo. É um problema de gestão, sem dúvida nenhuma, e de utilização da Petrobras para fazer política econômica e para conter a inflação. Fora outras coisas como negociações muito duvidosas. 

REP: O vice-líder do PMDB, senador Romero Jucá, de Roraima, também defendeu a vinda da presidente da Petrobras ao Senado. 

(Juca) Entendo que é importante a Graça Foster, presidente da Petrobras, possa vir ao Senado prestar explicações. A Petrobras é um patrimônio do País. Mas passa por um momento de dificuldades, um momento em que houve queda das ações na Bolsa, houve atraso no cronograma de investimento de obras. É importante que tudo isso possa ser justificado e até ser debatido para se verificar como melhorar a atuação da Petrobras. 

REP: A vinda da presidente da Petrobras à Comissão de Assuntos Econômicos está prevista para depois do carnaval e da eleição do novo presidente do colegiado.
07/02/2013, 11h44 - ATUALIZADO EM 07/02/2013, 11h44
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00