Bancada do RS quer criar comissão para analisar segurança de boates — Rádio Senado

Bancada do RS quer criar comissão para analisar segurança de boates

LOC: OS TRÊS SENADORES DO RIO GRANDE DO SUL QUEREM CRIAR UMA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ANALISAR A SEGURANÇA DE BARES E BOATES EM TODO O PAÍS. 

LOC: O PEDIDO FOI APRESENTADO À MESA DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O pedido de criação da comissão temporária foi motivado pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que matou mais de 230 pessoas. Uma das autoras do requerimento, senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, explicou o que a comissão temporária vai analisar: 

(Ana Amélia) “As alternativas legais disponíveis que permitam ampliar a prevenção e a segurança dos estabelecimentos de todo o país, sem perder de vista a necessidade de uma fiscalização permanente e também mais rigorosa” (MAURÍCIO): Para fazer isso, a comissão temporária terá o prazo de 60 dias. E o senador Paulo Paim, do PT gaúcho, que também assinou o requerimento, defendeu uma destinação diferente para o terreno onde funcionava a boate Kiss: 

(Paulo Paim) Desapropriação daquele espaço para ali se construir um memorial em homenagem às vítimas. 

(Repórter) O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, que presidiu uma comissão sobre defesa civil no ano passado, acredita que a legislação pode ser melhorada para deixar clara a responsabilidade das autoridades que liberam o funcionamento de estabelecimentos comerciais, especialmente de bares, boates e casas de show: 

(Jorge Viana) Entendo que nesse momento que o Brasil tem novos prefeitos, é muito importante que estabeleçamos o quanto que é grave e o quanto que é importante a assinatura de uma autoridade do município na hora que dá um alvará de funcionamento a um estabelecimento, especialmente àqueles que com esse alvará tem a possibilidade de ter multidões reunidas. 

(Repórter) O pedido de criação da Comissão Temporária tem também o apoio do senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul. O requerimento depende agora de aprovação pelo plenário do Senado.
05/02/2013, 04h41 - ATUALIZADO EM 05/02/2013, 04h41
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00