Mesa Diretora do Senado é responsável pela condução política da instituição — Rádio Senado

Mesa Diretora do Senado é responsável pela condução política da instituição

LOC: A MESA DIRETORA DO SENADO É COMPOSTA PELO PRESIDENTE, POR DOIS VICE-PRESIDENTES, QUATRO SECRETÁRIOS E QUATRO SUPLENTES DE SECRETÁRIOS.

LOC: CADA UM DOS QUATRO SECRETÁRIOS TEM ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS. SAIBA QUAIS SÃO NA REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS:

TÉC: A mesa diretora do Senado é responsável pela condução política da instituição e por organizar a votação das propostas que podem se transformar em leis. Ela é formada pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Pelo Regimento Interno do Senado Federal, os quatro secretários têm funções distintas, mas que se completam. O primeiro secretário tem a atribuição de ler a correspondência oficial recebida pela casa, receber os pareceres das comissões e qualquer documento que deva constar do expediente da sessão. Ele também assina e despacha as correspondências do Senado, e é o responsável pela assinatura do resultado das votações. O segundo secretário é encarregado de redigir as atas das sessões secretas. O terceiro e o quarto secretários fazem a chamada dos senadores, a verificação dos votos e auxiliam o presidente na apuração das eleições. O consultor legislativo Arlindo Fernandes lembra que a mesa também é responsável pela administração da instituição.

(Arlindo Fernandes) uma que a mesa diretora é também a comissão diretora do senado, então além das funções legislativas, ela também tem as funções internas de coordenação.

(Repórter) A comissão diretora do senado é responsável por todas as decisões relacionadas à administração da casa. É ela que define, por exemplo, a criação e extinção de cargos e a gestão da instituição. Segundo o Regimento do Senado, o primeiro secretário é o responsável por falar sobre os atos da Comissão Diretora perante o plenário da casa.
31/01/2013, 06h58 - ATUALIZADO EM 31/01/2013, 06h58
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00