Sarney faz balanço dos quatro períodos em que presidiu o Congresso — Rádio Senado

Sarney faz balanço dos quatro períodos em que presidiu o Congresso

LOC: O SENADOR JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, DEIXA A PRESIDÊNCIA DO SENADO NO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO. 

LOC: EM ENTREVISTA À AGÊNCIA SENADO, SARNEY FAZ UM BALANÇO DOS QUATRO PERÍODOS EM QUE FICOU À FRENTE DO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: No dia primeiro de fevereiro, o Senado Federal vai escolher seu novo presidente para os próximos dois anos. Também vai ser o último dia em que José Sarney presidirá a Casa. O senador avalia que a principal herança que vai deixar é a modernização do Senado e a transparência das atividades. 

(JOSÉ SARNEY) Como presidente, a minha preocupação se redobrou e então nós entramos na era da modernidade. Basta ver que durante as minhas presidências começou com a transparência. Com a preocupação com a transparência. 

(REPÓRTER) O senador José Sarney também destacou as mudanças ocorridas na área administrativa do Senado. 

(JOSÉ SARNEY) Nós estabelecemos a pauta diária do Senado. Diário do Senado Federal, do Congresso Nacional na internet. Transparência orçamentária a serviço do cidadão. Para dar um exemplo, o Siga Brasil, levamos dois anos para fazer e hoje é um instrumento extraordinário que é consultado por todo o país e até internacionalmente. 

(REPÓRTER) Ainda segundo o senador José Sarney, essa é a última vez que ele ocupa a Presidência do Senado. 

(JOSÉ SARNEY) É a última vez que exerço a Presidência do Senado, até mesmo porque na eleição de 2014 eu não pretendo ser candidato à reeleição, embora considere que eu não teria problema nenhum de reeleição. 

(REPÓRTER) José Sarney está em seu quinto mandato. São 35 anos no Senado Federal.
23/01/2013, 02h25 - ATUALIZADO EM 23/01/2013, 02h25
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00