Estudante de cooperativa poderá concorrer a vagas do Prouni — Rádio Senado

Estudante de cooperativa poderá concorrer a vagas do Prouni

LOC: O ESTUDANTE QUE CONCLUIR O ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS COOPERATIVAS VAI TER O DIREITO DE CONCORRER ÀS VAGAS DO PROUNI

LOC: O PROJETO QUE GARANTE ESSA MUDANÇA FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ESTÁ PRONTO PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: O Prouni, Programa Universidade para Todos, hoje dá acesso à educação superior aos estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada de ensino. Mas um projeto aprovado pela Comissão de Educação do Senado em julho de 2012, quer garantir que os alunos formados em escolas cooperativas e entidades filantrópicas também tenham direito a concorrer às bolsas. O relator da proposta foi o senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul. Na defesa do projeto, ele lembrou a importância das escolas cooperativas dentro do sistema educacional brasileiro. 

(PEDRO SIMON): Atuando no ramo em áreas onde o poder público é ausente ou falha no atendimento das necessidades de aprendizagem da juventude. Boa parte destas entidades tem sua origem marcada pela negligência do Estado na parte dos serviços educacionais. Muitas foram criadas para oferecer ensino onde a oferta pública, sem tocar na questão da qualidade, era insuficiente até mesmo em termos de vagas. 

(REPÓRTER) O projeto está pronto para ser votado pelo plenário do Senado. E, se aprovado, seguirá para a análise da Câmara dos Deputados. Os estudantes que fizeram o Enem 2012 e obtiveram 450 pontos ou mais e nota maior que zero na redação, podem se candidatar às bolsas do Prouni. São mais de 160 mil bolsas de estudo de cem ou cinqüenta por cento. Para se candidatar à bolsa, além de comprovar que foi aluno da rede publica ou bolsista da rede particular, o estudante precisa comprovar que não tem condições de arcar com o valor das mensalidades. Os professores do ensino básico da rede pública que quiserem um diploma de licenciatura também têm direito a participar do programa, sem a necessidade de comprovar renda. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 21 de janeiro, somente pela internet. Para mais informações e para efetuar a inscrição é preciso consultar o site do programa.
17/01/2013, 01h27 - ATUALIZADO EM 17/01/2013, 01h27
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00