Banco Central mantém taxa básica de juros em 7,25% ao ano — Rádio Senado

Banco Central mantém taxa básica de juros em 7,25% ao ano

LOC: O COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA MANTEVE A TAXA DE JUROS EM SETE VÍRGULA 25 POR CENTO. 

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY ACHA QUE A DECISÃO FOI A MAIS ADEQUADA PARA MANTER A INFLAÇÃO SOB CONTROLE E INCENTIVAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: A primeira reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central em 2013 terminou com a decisão unânime de não haver mudança na taxa básica de juros da economia, a Selic. O patamar de 7,25 por cento ao ano, o mais baixo da história, é o mesmo desde outubro do ano passado, e, segundo a nota divulgada pelo Copom, a estabilidade dos juros é o melhor caminho para controlar a inflação. Integrante da Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, considerou acertada a manutenção da taxa de juros. 

(SUPLICY) É prudente e sábia decisão do Comitê de Política Monetária, pois acredito que essa taxa Selic de 7,25% é consistente tanto com a meta de inflação prevista, bem como não prejudicar o objetivo muito importante de retomada do crescimento econômico. 

(REPÓRTER) A inflação oficial em 2012 foi de 5,84 por cento – acima do centro da meta, que é de quatro e meio, mas dentro da margem de tolerância de dois pontos percentuais. E a expectativa do mercado é de que o produto interno bruto do ano passado, que ainda está sendo calculado, fique em torno de um por cento.
17/01/2013, 11h26 - ATUALIZADO EM 17/01/2013, 11h26
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00