Projeto exige formação específica para dar aulas de educação física em escolas — Rádio Senado

Projeto exige formação específica para dar aulas de educação física em escolas

LOC: O PROFESSOR FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE SER O ÚNICO RESPONSÁVEL PELAS AULAS DA DISCIPLINA.

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO EM ANALISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A INTENÇÃO É GARANTIR MAIS SEGURANÇA PARA AS CRIANÇAS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

TÉC: Um projeto do senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, quer garantir que as aulas de Educação Física sejam ministradas apenas por professores com formação específica na área para todos os alunos, desde a pré-escola. Segundo o relator da proposta na Comissão de Educação, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, o curso de Pedagogia, que forma os professores das séries iniciais, não oferece qualificação suficiente para que os professores orientem as atividades físicas desenvolvidas pelas crianças.

(Benedito de Lira) os cursos de pedagogia não costumam abordar, pelo menos, com uma profundidade mínima, o ensino de educação física, como se dá no caso de outras disciplinas. Assim, a professora de 1º ao 5º ano de ensino fundamental formada em pedagogia não detém os conhecimentos técnicos, motores e psicopedagógicos essenciais ou mínimos ao desenvolvimento e à orientação desportiva.

(Repórter) na avaliação de Benedito de Lira, as aulas de educação física ministradas por profissionais com formação específica contribui para o desenvolvimento físico saudável das crianças. Para que a mudança entre em vigor, será necessário alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que hoje prevê que os professores da educação infantil e séries iniciais podem ministrar aulas de educação física. O projeto está em processo de votação na Comissão de Educação do Senado. Caso seja aprovado, segue para análise da Câmara dos Deputados.
11/01/2013, 02h52 - ATUALIZADO EM 11/01/2013, 02h52
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00