Dilma convoca reunião de emergência com ministro de Minas e Energia — Rádio Senado

Dilma convoca reunião de emergência com ministro de Minas e Energia

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF CONVOCOU UMA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA COM O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, EDISON LOBÃO E OUTRAS AUTORIDADES, PARA QUARTA-FEIRA EM BRASÍLIA, PARA TRATAR DO SETOR ELÉTRICO. 

LOC: OS BAIXOS NÍVES DOS RESERVATÓRIOS E O AUMENTO DE CONSUMO DE ENERGIA NO VERÃO PREOCUPAM O GOVERNO. NO SENADO, OS PARLAMENTARES ADVERTEM PARA A NECESSIDADE DE MAIS INVESTIMENTOS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Na reunião, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deverá fazer um balanço das propostas para garantir o fornecimento de energia no País. Vão participar do encontro os membros do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico; diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel; da Agência Nacional de Petróleo; da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; da Empresa de Pesquisa Energética e do Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS. Os níveis dos reservatórios estão abaixo do registrado no ano passado e com as altas temperaturas de verão, o consumo de energia tem disparado. O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, esteve no Senado em novembro em audiência das Comissões de Assuntos Econômicos e de Serviços de Infraestrutura quando destacou a criação em outubro de uma força-tarefa para investigar as ocorrências e redefinir o protocolo dos sistemas de proteção. A senadora Ana Amélia, do PP Gaúcho alertou para os repetidos apagões ocorridos no Brasil e pediu mais investimentos no setor elétrico. Ana Amélia disse esperar que seja cumprida a promessa de reativação experimental da termelétrica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul em 2013.  

(ANA AMÉLIA) Esta é uma boa notícia porque poderá mitigar os problemas graves da falta de investimento e da infraestrutura no fornecimento de energia e na manutenção das linhas que provocam estas freqüentes faltas de energia prejudicando toda a economia do estado, a vida do cidadão, a mobilidade das pessoas. É realmente preocupante. 

(REP) Em dezembro, o Plenário do Senado aprovou a regulamentação da intervenção da Aneel em empresas de energia com dificuldades para manter o serviço. A Medida Provisória garantiu a renovação de concessões de empresas de eletricidade em troca da redução de até vinte por cento no preço da energia elétrica.
07/01/2013, 00h11 - ATUALIZADO EM 07/01/2013, 00h11
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00