Comissão Mista aprova relatório de trabalho em 2012 — Rádio Senado

Comissão Mista aprova relatório de trabalho em 2012

LOC: A COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O RELATÓRIO DE TRABALHO EM 2012.

LOC: O DOCUMENTO, COM CERCA DE 170 PÁGINAS, APRESENTA UMA SÉRIE DE RECOMENDAÇÕES PARA O PODER PÚBLICO, COMO A CRIAÇÃO DE UM ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DO PAÍS QUE CONSIDERE CRITÉRIOS AMBIENTAIS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) O relatório do senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, faz um balanço dos assuntos que foram debatidos pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas em 2012. Entre os temas, estão o desenvolvimento sustentável e a criação de mecanismos para diminuir as emissões de gases causadores do efeito estufa. Com base nessas discussões, deputados e senadores da comissão aprovaram uma lista de recomendações aos Poderes Legislativo e Executivo. Está lá, a sugestão para que o Brasil aprove uma lei que regulamente o pagamento de serviços ambientais e amplie a participação de fontes renováveis na matriz energética. O senador Sérgio Souza propôs também um novo índice para avaliar o crescimento do país.
 
(Sérgio Souza) Que contemple não apenas os indicadores econômicos tradicionais, como o produto interno bruto, mas também outros relacionados a variáveis ambientais e sociais. dotar o país de leis específicas para a preservação e a exploração econômica e sustentável dos biomas ameaçados, como o cerrado e a caatinga.
 
(Repórter) Sérgio Souza também fez uma avaliação dos resultados da Oitava Conferência das Partes, a COP-18, que aconteceu entre os dias 7 e 8 de dezembro, em Doha, no Qatar. O principal avanço da convenção, segundo o senador, foi a prorrogação do Protocolo de Kyoto e a promessa de que um novo tratado será implementado até 2020.

(Sérgio Souza) Único documento juridicamente vinculante em vigor na esfera da convenção do clima expiraria em dezembro, ou seja, agora no final do ano de 2012. um novo documento vinculante será firmado até o ano de 2015 para entrar em vigor em 2020, uma vez que o Protocolo de Kyoto foi prorrogado até 2020. 

(Repórter) O protocolo de Kyoto estabelece metas para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, principalmente para os países mais industrializados.
19/12/2012, 06h50 - ATUALIZADO EM 19/12/2012, 06h50
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00