Mais de 111 mil pessoas morreram de forma violenta no país em 2011 — Rádio Senado

Mais de 111 mil pessoas morreram de forma violenta no país em 2011

LOC: MAIS DE CENTO E ONZE MIL PESSOAS MORRERAM DE FORMA VIOLENTA NO BRASIL EM 2011. O NÚMERO É UM VÍRGULA TRÊS POR CENTO MAIOR DO QUE O REGISTRADO NO ANO ANTERIOR.

LOC: E O SENADO TEM PROPOSTAS QUE PODEM AJUDAR NA REDUÇÃO DAS MORTES VIOLENTAS, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, 111.546 brasileiros morreram de forma violenta em 2011, vítimas de homicídios e acidentes de trânsito, principalmente. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, revelam um crescimento de 1,3% nesse tipo de morte. O Senado Federal trabalha para reverter esse cenário. Entre os vários projetos em análise, está a proposta do senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública. O objetivo da medida, em análise na Comissão de Constituição e Justiça, é assegurar recursos do orçamento para os órgãos de segurança, inclusive com melhores salários para os profissionais da área. O fundo seria formado, entre outras fontes, por 3% do lucro líquido das instituições bancárias e financeiras. Além da criação do fundo, o senador João Capiberibe defendeu uma política nacional de segurança. 

(João Capiberibe) A segurança do cidadão e da cidadã é delegada aos Estados brasileiros. São os Estados que se encarregam de nos garantir a segurança; e sentimos uma precariedade. Há um sentimento de insegurança do cidadão. É necessária uma política nacional, e, como não se faz política sem orçamento público, a nossa sugestão, a nossa proposta, que tramita na Casa, tem objetivos claros de suprir essas necessidades de recurso dos Estados. 

(Repórter) E para diminuir o número de acidentes de trânsito, o Senado analisa mudanças na lei seca. O objetivo é admitir novos indícios e provas contra quem beber e dirigir. Além do teste de sangue e do bafômetro passam a valer provas como vídeos gravados por câmeras ou celulares, testemunhas e sinais de embriaguez. O texto mantém o limite máximo tolerado de álcool no organismo do motorista, de seis decigramas por litro de sangue. Quem descumprir a lei pode ser condenado a até três anos de prisão e ter a carteira de motorista suspensa ou cassada. O projeto ainda dobra o valor da multa, que passaria de 957 reais para 1915 reais. O relator, senador Eduardo Braga do PMDB do Amazonas, lembrou que o custo da violência no trânsito chega a 30 bilhões de reais por ano, com milhares de acidentes. 

(Eduardo Braga) São alarmantes o número de violência no trânsito. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2011 tivemos 192 mil 188 acidentes e oito mil 661 mortes 

(Repórter) O projeto que muda a lei seca está pronto para votação no plenário do Senado.
17/12/2012, 05h01 - ATUALIZADO EM 17/12/2012, 05h01
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00