Redução das tarifas de energia elétrica foi um dos destaques das votações — Rádio Senado

Redução das tarifas de energia elétrica foi um dos destaques das votações

LOC: MAIS RIGOR CONTRA MOTORISTAS ALCOOLIZADOS, DEFINIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS MÉDICOS E REDUÇÃO DAS TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA.
 
LOC: ESSAS FORAM ALGUMAS MEDIDAS APROVADAS PELAS COMISSÕES NA PENÚLTIMA SEMANA DE ATIVIDADES DO CONGRESSO NESTE ANO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

(Repórter) A lei poderá prever punições mais duras para quem dirige sob o efeito do álcool. Um projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça eleva a multa de 957 para mil 915 reais, e o infrator poderá ter a carteira de motorista cassada. Além do bafômetro, poderão ser admitidas provas como foto e vídeo para comprovar a embriaguez ao volante. O presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, espera que a proposta que torna a Lei Seca mais rigorosa entre em vigor ainda neste ano.
 
(Eunício Oliveira) Tendo em vista o final de ano, tendo em vista o carnaval que se aproxima, a gente precisa ter um instrumento para evitar tantas mortes no trânsito. 

(Repórter) Também deu mais um passo em direção à sanção presidencial o projeto que define o ato médico. O texto, aprovado pela Comissão de Educação, lista procedimentos que só podem ser feitos por médicos, como o diagnóstico e a prescrição do tratamento. Outros profissionais da área de saúde, dentre eles fisioterapeutas e fonoaudiólogos, temem a restrição de suas atividades, alertou o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal.

(Cristovam Buarque) A ideia é melhorarmos o que se refere à restrição do diagnóstico, permitir que haja diagnóstico de outros profissionais além dos médicos, em casos especiais.
 
(Repórter) Já o projeto da Lei Geral das Antenas segue para a Câmara depois de ter sido aprovado por quatro comissões do Senado, em reunião conjunta. A intenção é unificar as normas para a instalação de torres da telefonia celular, hoje limitada por mais de 250 leis estaduais e municipais. Relator da proposta, o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, espera que, com mais antenas, os usuários enfrentem menos queda nas ligações.
 
(Eduardo Braga) Boa parte das razões técnicas desse desligamento é porque estamos com uma concentração exagerada de usuários na mesma antena.
 
(Repórter) E a medida provisória do setor elétrico passou na comissão de senadores e deputados encarregada de analisar o tema. A MP 579 prevê redução média de 20 por cento no valor da conta de luz, e o relator na comissão, Renan Calheiros, senador do PMDB de Alagoas, destacou que a queda na tarifa de energia pode beneficiar toda a economia.
 
(Renan Calheiros) Para cada um real que se abate na conta da luz, nós temos como consequência o crescimento do produto interno bruto de 8,75 por cento.
 
(Repórter) A medida provisória já está no Plenário da Câmara, e os deputados concluem a votação na terça-feira. A votação no Senado só deve ocorrer no ano que vem. A validade da MP vai até 19 de fevereiro de 2013.
14/12/2012, 10h39 - ATUALIZADO EM 14/12/2012, 10h39
Duração de áudio: 03:01
Ao vivo
00:0000:00