CRE aprova indicação de três novos embaixadores — Rádio Senado

CRE aprova indicação de três novos embaixadores

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A INDICAÇÃO DE TRÊS NOVOS EMBAIXADORES. 

LOC: OS EMBAIXADORES VÃO REPRESENTAR O BRASIL NO QUÊNIA, IRÃ E TURQUIA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS  

TÉC: A comissão de relações exteriores aprovou a indicação de embaixadores para as representações brasileiras no Irã, na Turquia e no Quênia. A ministra marcela Maria Nicodemos, que assume a embaixada do Brasil no Quênia e as representações de Ruanda, Uganda e Burundi, destacou o aumento do comércio do Brasil com o país da África Oriental nos últimos cinco anos, segundo ela, um crescimento de mais de trezentos por cento. 

(Marcela Maria Nicodemos) O Quênia é a maior economia da África Oriental, tem o maior porto da região, que é o Porto de Mombaça, e tem exercido uma liderança política considerável. Isso tudo também abre para o Brasil inúmeras oportunidades e perspectivas

(REPÓRTER) O ministro Santiago Mourão foi indicado para a embaixada do Irã, e Antonio Luis Espínola Salgado será o novo embaixador brasileiro na Turquia. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou as indicações. 

(Cristovam Buarque) Cada um vai ter uma tarefa muito importante, a Turquia porque vai ser um dos grandes parceiros do Brasil no futuro, a embaixadora, eu digo que fico feliz que temos embaixada nessa região onde aconteceu uma das maiores tragédias do século vinte e onde se desenha alguns aspectos importantes para o futuro da África inteira, e ao embaixador eu quero dizer que o Irã é um lugar fundamental nas relações internacionais no mundo inteiro.

(REPÓRTER) Além do nome dos três embaixadores a Comissão de Relações Exteriores também aprovou uma série de acordos de cooperação internacionais celebrados pelo governo brasileiro. Entre eles está o tratado de cooperação jurídica em matéria penal celebrado com a Alemanha que foi assinado em 2009.
13/12/2012, 00h53 - ATUALIZADO EM 13/12/2012, 00h53
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00