Senado vai devolver mandatos aos senadores cassados pela Ditadura — Rádio Senado

Senado vai devolver mandatos aos senadores cassados pela Ditadura

LOC: O SENADO VAI DEVOLVER OS MANDATOS AOS SENADORES CASSADOS PELA DITADURA MILITAR.

LOC: A DEVOLUÇÃO SIMBÓLICA FOI PROPOSTA PELO SENADOR JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, E APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
(Repórter) A cassação dos senadores começou em janeiro de 1969, logo após o governo militar ter baixado o Ato Institucional número 5, em 13 dezembro de 1968. O AI-5 dava poder à Presidência da República, na época ocupada pelo marechal Costa e Silva, para fechar o Congresso Nacional, cassar mandatos de parlamentares e proibir manifestações de natureza política. Parlamentares federais foram obrigados a deixar o Congresso Nacional e agora o Senado decidiu devolver simbolicamente os mandatos dos ex-senadores cassados, conforme a lista lida pelo senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará.
 
(Eunício Oliveira) Aarão Steinbruck, senador do Rio de Janeiro; Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, senador do Amazonas, e João Abraão Sobrinho - comerciante e senador do Goiás; Juscelino Kubitschek de Oliveira, senador por Goiás, Marcelo Nunes de Alencar, suplente de senador pela Guanabara; senador Mário de Souza Martins, senador pela Guanabara; Pedro Ludovico Teixeira, senador por Goiás; Wilson de Queiróz Campos, senador. 

(Repórter) A proposta do senador José Sarney também prevê que o Senado se reúna em sessão especial para homenagear esses senadores, quando serão entregues os diplomas de senador. Essa sessão ainda não tem data marcada.
11/12/2012, 05h47 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 05h47
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00