Comissão aprova indicação de Rosana Alcântara para direção da Ancine — Rádio Senado

Comissão aprova indicação de Rosana Alcântara para direção da Ancine

LOC: MAIS DINHEIRO PARA AS PRODUÇÕES CULTURAIS FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO. 

LOC: É O QUE PROMETE A APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO PARA A DIREÇÃO DA ANCINE, AGÊNCIA NACIONAL DE CINEMA. CONFIRA COM O REPORTER SERGIO VIEIRA.  

(Repórter) Há 7 anos trabalhando na Agência Nacional de Cinema, a advogada Rosana Alcântara já prestou serviços também para o Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro. Indicada pela presidente Dilma Roussef para substituir o ex-diretor Mario Diamante, Rosana ouviu dos senadores cobranças para que sejam adotados novos estímulos para as produções culturais de regiões como o Norte e o Nordeste. Ela garantiu durante sabatina na Comissão de Educação que justamente este ponto será uma das diretrizes da sua gestão. 

(Rosana Alcântara) Ao Fundo Setorial do Audiovisual, 30% do conjunto das suas receitas destinadas especialmente para cotas regionais, para Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal pediu apoio também para seu projeto, já aprovado no Senado e em fase final na Câmara, que coloca no currículo das escolas de nível Fundamental e Médio a visão e discussão de pelo menos um filme brasileiro de temática histórica por mês. Cristovam, que é ex-ministro da Educação, explicou o motivo. 

(Cristovam Buarque) Eu peço seu apoio pra esse projeto, que está em fase final de aprovação na Câmara dos Deputados, e que obriga a escola a passar filmes brasileiros nas escolas, eu quero pedir o seu apoio, porque cria o gosto pela arte cinematográfica brasileira. 

(Repórter) Rosana Alcântara lembrou também que o recente crescimento da chamada “nova classe C” no Brasil foi muito bom para a indústria audiovisual de nosso país. 

(Rosana Alcântara) A chamada Classe C é o principal motor desta transformação. Com o aumento da renda passou a diversificar o consumo do audiovisual. Isto vale para o cinema que dobrou suas receitas em 3 anos. A ascenção econômica tem levado a Classe C às salas de exibição, foram 144 milhões de ingressos no ano de 2011. A Televisão por Assinatura, o número de assinantes cresce aceleradamente, quadruplicamos o número de assinantes nos últimos 7 anos. 

(Repórter) Caso tenha seu nome aprovado também pelo Plenário da Casa, Rosana Alcântara terá um mandato de 4 anos na diretoria da ANCINE.
11/12/2012, 04h58 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 04h58
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00