Comenda foi entregue nesta terça em solenidade no Plenário — Rádio Senado

Comenda foi entregue nesta terça em solenidade no Plenário

LOC: A COMENDA DOM HELDER CÂMARA DE DIREITOS HUMANOS FOI ENTREGUE NESTA TERÇA-FEIRA EM SOLENIDADE NO PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL.

LOC: ESTA FOI A TERCEIRA EDIÇÃO DA COMENDA QUE É ENTREGUE A PERSONALIDADES QUE SE DESTACARAM NA LUTA PELA JUSTIÇA, LIBERDADE E SOLIDARIEDADE. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.

(Repórter) Os indicados à Comenda Dom Helder Câmara de Direitos Humanos de 2012 foram o Bispo Dom José Maria Pires, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, o Procurador da República Felício Pontes Júnior, o advogado e professor João Baptista Herkenhoff e o líder camponês Manuel da Conceição Santos. Para o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, que presidiu a sessão, receber essas personalidades no plenário do senado foi um privilégio.

(Inácio Arruda) É uma honra para o Senado Federal homenagear esses brasileiros e, com eles, toda a nossa brava gente que se insurge contra as injustiças, que é brava na defesa dos ideais mais nobres, que tudo faz para construir um Brasil digno, livre, soberano, justo e solidário. Todos os aqui agraciados têm em comum a compreensão de que o direito humano é uma luta permanente. 

(Repórter) O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, lembrou que a solenidade é mais um ato marcante para os direitos humanos neste ano, em que a Presidência da República instalou a Comissão da Verdade.
 
(Pedro Simon) No momento em que o Brasil vive talvez uma das fases mais importantes no que tange aos direitos humanos, nós estamos aqui coroando uma série de fatos que vêm acontecendo. A Presidência da República fez o que ela já deveria ter feito há muito tempo instalando a Comissão da Verdade.
 
(Repórter) Além do senador Pedro Simon, também participaram da solenidade o senador Cícero Lucena do PSDB da Paraíba e a deputada federal Luiza Erundina.
11/12/2012, 02h35 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 02h35
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00