CPI Mista está em Roraima para debater como melhorar assistência — Rádio Senado

CPI Mista está em Roraima para debater como melhorar assistência

LOC: UMA MULHER É ASSASSINADA A CADA DUAS HORAS NO BRASIL. PARA A SENADORA ANGELA PORTELA, DO PT DE RORAIMA, OS NÚMEROS PREOCUPAM E JUSTIFICAM O EMPENHO DA CPI MISTA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

LOC: A CPI ESTÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA EM RORAIMA, PARA ANALISAR OS PROBLEMAS E DISCUTIR COMO MELHORAR A ASSISTÊNCIA E REDUZIR A TAXA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO ESTADO, QUE É SUPERIOR À MÉDIA NACIONAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) Um levantamento do Instituto Avante Brasil feito a partir de dados do Ministério da Saúde revela que o número de mulheres assassinadas por mês no Brasil saltou de 113 para 372, em 30 anos. Atualmente uma mulher é morta a cada duas horas no país. Os números preocupam os deputados e senadores da CPI Mista da Violência Contra a Mulher, que foram nesta segunda-feira à Roraima para visitar instituições especializadas e de atendimento às vítimas e discutir com autoridades e especialistas soluções para melhorar a assistência e reduzir a taxa de violência contra as mulheres no Estado, que é superior à média nacional. Para a senadora Angela Portela, apesar do empenho da CPI e de algumas iniciativas que buscam combater o problema, como a Lei Maria da Penha, o assunto ainda não é tratado como prioridade pelo poder público.

(Angela Portela) Sem dúvida nenhuma, estes números muito elevados, exorbitantes, de violência contra a mulher mostram o tanto poder público, Judiciário, Legislativo e Executivo, tem que priorizar recursos para acrescentar, fortalecer esta rede de atendimento. Aqui em Roraima, por exemplo, nós temos apenas duas delegacias especializada no atendimento à mulher.

(Repórter) A Comissão já esteve no Distrito Federal e em 17 estados, principalmente, os que registram maior índice de violência contra a mulher. A relatora, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, deve apresentar seu relatório final em março do ano que vem.
10/12/2012, 00h47 - ATUALIZADO EM 10/12/2012, 00h47
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00