Senadores defendem maior investimento para combater efeitos da seca — Rádio Senado

Senadores defendem maior investimento para combater efeitos da seca

LOC: SENADORES DO CEARÁ DEFENDERAM MAIOR INVESTIMENTO EM SOLUÇÕES PERMANENTES PARA COMBATER OS EFEITOS DA SECA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO.  

LOC: MAIS DE CENTO E SETENTA MUNICÍPIOS CEARENSES ESTÃO COM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DECRETADA EM RAZÃO DA ESTIAGEM. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) Ao levantar a questão no plenário do Senado, o senador Eunício Oliveira, do PMDB, citou dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará apontando que 49 açudes do estado estão com menos de um terço de sua capacidade normal. Segundo ele, a operação “carro-pipa”, do governo federal, têm capacidade de atender somente o consumo humano, e os produtores enfrentam custos elevados para garantir água para os rebanhos. Sem perspectivas, muitos moradores da zona rural deixam suas casas e partem para outras regiões. Eunício Oliveira defendeu medidas mais efetivas para melhorar as condições de vida no Ceará e na região nordeste como um todo. 

(Eunício Oliveira) É preciso que construamos soluções estruturais permanentes, que permitam a convivência com o Semiárido, a exemplo da tão esperada conclusão das obras de transposição das águas do Rio São Francisco. A vitoriosa experiência de países como Israel, que enfrentam uma aridez e uma secura ainda piores que as do nosso Nordeste brasileiro e da nossa Caatinga, mostra que ninguém está necessariamente fadado a morrer de fome e de sede porque chove pouco ou quase nada durante muito tempo.  

(Repórter) Também o senador Inácio Arruda, do PC do B, pediu urgência na execução de obras estruturais que possam garantir, à população nordestina, acesso permanente à água. 

(Inácio Arruda) É preciso acelerar as obras de interligação de bacias. É preciso dar velocidade. É preciso entendimento dos órgãos públicos, do Ibama, do Ministério Público, de todas essas instituições que têm a responsabilidade do controle, mas que têm que compreender a necessidade de acelerar a realização dessas obras para 

(Repórter) Nesta semana a Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que libera 676 milhões de reais para que o Ministério da Integração Nacional atenda os municípios nordestinos atingidos pela seca. A MP será agora analisada pelo Senado Federal.
29/11/2012, 05h58 - ATUALIZADO EM 29/11/2012, 05h58
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00