Congresso inclui na Constituição o Sistema Nacional de Cultura — Rádio Senado

Congresso inclui na Constituição o Sistema Nacional de Cultura

LOC: A CULTURA BRASILEIRA GANHOU UM REFORÇO NESTA QUINTA-FEIRA. O CONGRESSO NACIONAL INCLUIU NA CONSTITUIÇÃO O SISTEMA NACIONAL DE CULTURA, SNC.

LOC: A MINISTRA MARTA SUPLICY ACREDITA QUE O SNC VAI CONSOLIDAR AS POLÍTICAS NO SETOR E MUDAR OS RUMOS DA CULTURA NO PAÍS. REPÓRTER SERGIO VIEIRA:
 
(Repórter) Uma das principais metas do Sistema Nacional de Cultura é aumentar progressivamente o Orçamento para o setor. A ministra da Cultura e senadora licenciada Marta Suplicy, que participou da cerimônia de promulgação, acredita que o maior mérito do novo Sistema é assegurar na Constituição uma política permanente para a cultura, acima das eventuais oscilações provocadas por trocas de governos.
 
(Marta Suplicy) Aproximando as administrações Federal, Estadual e Municipal e a sociedade civil. Com o Sistema Nacional a cultura vai ganhar solidez e principalmente ela não vai ser mais afetada pela troca de governos. Este eu acredito que é o passo mais importante.
 
(Repórter) Além de amarrar as metas na área da cultura entre os governos Federal, dos Estados e das cidades, o sistema determina que haja a participação dos artistas e produtores locais nos Conselhos Culturais. 23 Estados e 1365 cidades já aderiram. A ministra Marta Suplicy aproveitou o momento para pedir ao presidente do Senado, José Sarney do PMDB do Amapá, que ele seja o relator do projeto que cria o Pró-Cultura, política articulada com o novo Sistema. Isso porque Marta acredita que o SNC consolida um processo iniciado quando Sarney foi Presidente da República, na segunda metade dos anos 80.

(Marta Suplicy) Eu quero saudar o presidente José Sarney, lembrando que em seu governo foi criada a pasta da Cultura. Não nos esqueçamos disto. Uma visão de estadista, de humanista, e quão feliz é a coincidência de estar aqui nesta Casa presidida pelo senador Sarney para ver a promulgação do Sistema Nacional de Cultura. Um ciclo que Vossa Excelência começou e um ciclo que hoje o senhor entrega ao país, que vai mudar a política de Estado do Brasil.
 
(Repórter) Já o senador José Sarney afirmou que um país só vira de fato uma potência mundial se for forte na área da Cultura.

(José Sarney) A cultura foi a minha causa parlamentar, foi a causa da cultura. Porque eu sempre achei que um país não pode ser uma potência econômica, uma potência militar, uma potência política como são os grandes países, se não forem uma potência cultural. 

(Repórter) Esta foi a emenda de número 71 à Constituição Brasileira, promulgada em 05 de outubro de 1988.
29/11/2012, 02h32 - ATUALIZADO EM 29/11/2012, 02h32
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00