Comissão analisa projeto que cria a Política Nacional para os Biocombustíveis — Rádio Senado

Comissão analisa projeto que cria a Política Nacional para os Biocombustíveis

LOC: O SENADO ANALISA PROJETO QUE CRIA A POLÍTICA NACIONAL PARA OS BIOCOMBUSTÍVEIS.

LOC: ESSE FOI O ASSUNTO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA NESTA QUARTA-FEIRA, E O REPÓRTER RODRIGO RESENDE TEM OS DETALHES. 

(Repórter) Os biocombustíveis são derivados de matérias renováveis que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo. Os dois principais biocombustíveis utilizados no Brasil são o etanol e o biodiesel. Juan Diego Ferrez, representante da Ubrabio, União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, afirmou que o uso dos combustíveis renováveis pode contribuir, por exemplo, com a saúde da população: 

(Juan Diego) O transporte metropolitano, que poderia trazer imediatamente uma vantagem enorme, extraordinário para a saúde de milhões de brasileiros, nas grandes metrópoles brasileiras, em coincidência com os grandes eventos, Copa, Olimpíadas, o Brasil poderia fazer uma festa também em relação a esse assunto. 

(Repórter) O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, presidente da CRA, destacou que no estado dele já foram feitos testes com Biodiesel para veículos de transporte de passageiros e que os resultados foram satisfatórios: 

(Acyr Gurgacz) Com 100 mil quilômetros nós abrimos o motor do ônibus e estava em perfeita condições. Com B50, pra fazer uma experiência, com Biodiesel proveniente do sebo do boi. (Repórter) Júlio César Minelli, diretor da Associação de produtores de Biodiesel do Brasil, lembrou que os primeiros carros movidos a diesel faziam uso do chamado “combustível verde”: 

(Júlio César) O motor diesel foi inventado em 1900 e a primeira vez que ele funcionou, foi com óleo de amendoim, portanto, com óleo vegetal. 

(Repórter) Já Cristiane Zulívia, superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, disse que a ANP não está preocupada apenas com a regulação do mercado, mas também com a inovação na área energética: 

(Cristiane Zulívia) A ANP está empenhada não só na parte de implementar as políticas e regulamentar o mercado, mas estimular a inovação, trabalhar junto com o mercado, trazendo novas tecnologias que viabilizem a diversificação cada vez maior da matriz energética. 

(Repórter) O projeto que cria a política nacional para os biocombustíveis vai passar por três comissões no Senado e também será analisado pela representação brasileira no Parlasul. O relator da proposta na comissão de Agricultura é o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná.
28/11/2012, 05h38 - ATUALIZADO EM 28/11/2012, 05h38
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00