Juiz revoga guarda provisória dos irmãos que foram levados para adoção — Rádio Senado

Juiz revoga guarda provisória dos irmãos que foram levados para adoção

LOC: O JUIZ DE MONTE SANTO, LUÍS ROBERTO CAPPIO, REVOGOU NESTA TERÇA-FEIRA A GUARDA PROVISÓRIA DOS CINCO IRMÃOS QUE FORAM LEVADOS POR FAMÍLIAS DE SÃO PAULO.

LOC: TAMBÉM NESTA TERÇA-FEIRA, OS ADVOGADOS DOS PAIS ADOTIVOS FORAM OUVIDOS PELA CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS E AFIRMARAM QUE DEVEM RECORRER. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) De acordo com a decisão do juiz de Monte Santo, Luís Roberto Cappio, as cinco crianças devem ser acolhidas durante 15 dias em um espaço para a readaptação com os pais biológicos, antes de voltarem à Bahia. A advogada Leonora Panzetti adiantou que as famílias de São Paulo devem recorrer da decisão e disse que as crianças foram retiradas de Monte Santo por serem vítimas de maus tratos.
 
(Leonora Panzetti) Existem informações que dão conta do risco a que essas crianças estavam expostas. A menina mais nova de então dois meses de idade ela estava com sérios problemas de saúde, ela tinha desidratação, disenteria e desnutrição. Essa criança de dois meses tinha uma infecção de couro cabeludo, tinha uma berne no seu couro cabeludo e tinha mais de 30 picadas de mosquito pelo seu rosto.
 
(Repórter) Segundo a advogada, as outras crianças estavam em condições de saúde semelhantes. Mas a senadora Lídice da Mata, relatora da CPI do Tráfico de Pessoas, disse que as informações repassadas pelo Ministério Público não respaldam a tese de maus tratos. A parlamentar do PSB da Bahia suspeita da existência de uma rede de tráfico de pessoas para fins de adoção atuando em Monte Santo e nas cidades vizinhas. As adoções ilegais seriam intermediadas por Carmem Tópchau, que foi convocada pela CPI, mas conseguiu um habbeas corpus do Supremo Tribunal Federal para permanecer calada. Para a senadora Lídice da Mata, há um excesso de coincidências na participação de Carmem Tópchau.
 
(Lídice da Mata) É coincidência demais que uma só cidade possa fornecer tantas crianças , que tenha coincidência da senhora Carmem, que aparece durante quatro anos em diversos processos de adoção nesta dita cidade, sem ser membro do Ministério Público, sem ser membro do Conselho Tutelar da cidade, sem ser sequer moradora da cidade. Então, uma relação muito estranha que essa senhora tem com a cidade de Monte Santo.
 
(Repórter) Carmem Tópchau não será mais ouvida pela CPI. Os senadores devem ir a Manaus nos próximos dias para investigar denúncias de tráfico de pessoas na capital do Amazonas. O prazo de funcionamento da comissão se encerra em 18 de dezembro.
27/11/2012, 05h43 - ATUALIZADO EM 27/11/2012, 05h43
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00