Mercadante vem ao Senado debater plano de educação para os próximos 10 anos — Rádio Senado

Mercadante vem ao Senado debater plano de educação para os próximos 10 anos

LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO VAI DEBATER COM OS SENADORES NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA AS METAS E OS INVESTIMENTOS NO SETOR PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS. 

LOC: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESTÁ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, QUE TAMBÉM VAI OUVIR SECRETÁRIOS ESTADUAIS E ENTIDADES QUE REPRESENTAM OS ESTUDANTES. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Aprovado pela Câmara em junho passado, o Plano Nacional de Educação prevê, entre outras metas, incentivos à formação de professores e expansão do financiamento estudantil para os próximos dez anos. Os deputados incluíram uma emenda que determina investimento público de dez por cento do produto interno bruto até o final do período. O Plano Nacional de Educação está em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos, que aprovou para a próxima quinta-feira uma série de audiências públicas atendendo pedido do relator da matéria, senador José Pimentel, do PT do Ceará. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, vai abrir o debate com os senadores. Mas o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, queria que a reunião fosse com outro ministro, o da Fazenda. 

(REQUIÃO) O ministro da Educação vai dizer que concorda com tudo, desde que digam de onde saem os recursos. Então, o ministro da Fazenda deveria estar aqui, inclusive, no caso, mais importante do que o próprio ministro da Educação, porque nós estamos numa comissão de economia. 

(REPÓRTER) José Pimentel explicou por que propôs ouvir primeiro o ministro da Educação. 

(PIMENTEL) Eu deixaria, com a anuência do nosso presidente da Comissão de Educação, nosso senador Requião, para ouvir o ministro da Fazenda num segundo momento, no cronograma, mas nessa fase primeira nós ouviríamos o ministro da Educação e montaríamos o plano de metas. 

(REPÓRTER) Também foram convidados para debater o Plano Nacional de Educação os secretários estaduais e municipais de educação, representantes das universidades e das escolas técnicas federais, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da União Nacional dos Estudantes.
26/11/2012, 10h26 - ATUALIZADO EM 26/11/2012, 10h26
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00