Manifestação no Rio de Janeiro pede veto ao projeto dos royalties — Rádio Senado

Manifestação no Rio de Janeiro pede veto ao projeto dos royalties

LOC: UMA MANIFESTAÇÃO NO RIO DE JANEIRO NESTA SEGUNDA-FEIRA PEDIU O VETO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF AO PROJETO DE LEI QUE ESTABELECE NOVOS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO PARA OS ROYALTIES DO PETRÓLEO. 

LOC: O SENADOR LINDBERGH FARIAS, DO PT FLUMINENSE, ESTÁ OTIMISTA COM UMA DECISÃO A FAVOR DO ESTADO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) Cerca de 200 mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar, protestaram nas ruas do Rio de Janeiro contra as novas regras para distribuição dos royalties do petróleo. Pelo projeto aprovado, estados produtores, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, perdem dinheiro. Eles deixariam de receber os atuais 26% dos royalties, passando para 20%. Os municípios produtores também passariam de 26% para 15% em 2013 diminuindo até 4% em 2020. A diferença iria para os estados e municípios não produtores. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, espera que o projeto seja vetado pela presidente Dilma Rousseff: 

(Lindbergh Farias) Foi uma grande mobilização do Rio de Janeiro, união da política e da sociedade civil. Um grande consenso no Rio de Janeiro. E a gente está muito confiante de que a presidente Dilma vai vetar esse projeto. Estou muito confiante porque é um projeto com muitos problemas, do jeito que está aprovado ele vai inviabilizar de prefeituras e do estado do Rio de janeiro. 

(Repórter) Lindbergh Farias disse que o maior problema do projeto é que ele atinge contratos antigos. Por isso, ele está certo de que o veto vai acontecer, mesmo que seja de forma parcial: 

(Lindbergh Farias) “dizendo que o que já foi contratado, já foi licitado, não pode ser alterado. E ela tem um discurso para os estados não produtores, porque ela vai deixar em relação ao pré-sal a partilha, que as regras que o Congresso Nacional aprovou fiquem valendo desde já. 

(Repórter) A decisão sobre o veto ao projeto dos royalties do petróleo deve sair até sexta-feira. Os royalties são valores que União, estados e municípios recebem como compensação por danos ambientais causados pela exploração do petróleo.
26/11/2012, 07h58 - ATUALIZADO EM 26/11/2012, 07h58
Duração de áudio: 01:46
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00