SUS terá prazo para garantir início do tratamento a pacientes — Rádio Senado

SUS terá prazo para garantir início do tratamento a pacientes

LOC: O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE TERÁ 180 DIAS, A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA, PARA GARANTIR O INÍCIO DO TRATAMENTO A PACIENTES COM CÂNCER ATÉ DOIS MESES DEPOIS DO DIAGNÓSTICO.  

LOC: A SANÇÃO DA LEI FOI COMEMORADA PELA SENADORA ANA AMÉLIA. ELA DISSE QUE A MEDIDA VAI AUMENTAR AS CHANCES DE CURA PARA QUEM DEPENDE DO SUS PARA TRATAR DA DOENÇA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos, ou seja, manteve na íntegra, o texto aprovado pelo Congresso que obriga o Sistema Único de Saúde a iniciar o tratamento de câncer em até 60 dias depois que sair a confirmação de que o paciente tem a doença. O SUS terá que garantir a cirurgia ou o começo da químio ou radioterapia, dependendo do caso. Relatora do projeto, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, foi à tribuna do plenário para comemorar a sanção da Lei 12.732. Ela destacou que o início rápido do tratamento pode ser a diferença entre a vida e a morte. 

(A AMÉLIA) Hoje, em média, o SUS gasta seis meses. Eu tenho dito que isso é uma espécie de atestado de óbito porque, dependendo do tipo de câncer, isso é uma coisa realmente muito tardia, as chances de cura se reduzem enormemente. Com o início mais rápido, a chance de cura aumenta substancialmente.

(REPÓRTER) Ana Amélia destacou outra determinação da lei: o SUS terá que garantir aos pacientes com câncer o fornecimento gratuito de medicamentos que combatem a dor.

(A AMÉLIA) Pois sabemos o quanto é importante melhorar a qualidade de vida de quem sofre a doença, especialmente na fase terminal. 

(REPÓRTER) O Sistema Único de Saúde terá 180 dias, contados a partir desta sexta, quando a lei foi publicada no Diário Oficial, para tomar providências que assegurem o cumprimento dessas normas. O projeto que deu origem à lei foi apresentado em 1997 pelo então senador paranaense Osmar Dias.
23/11/2012, 11h21 - ATUALIZADO EM 23/11/2012, 11h21
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00