Frente Evangélica pede a Sarney mais debate sobre o Código Penal — Rádio Senado

Frente Evangélica pede a Sarney mais debate sobre o Código Penal

LOC: A FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA PEDE AO PRESIDENTE DO SENADO MAIS DISCUSSÃO SOBRE O ANTEPROJETO QUE TRATA DA REFORMA DO CÓDIGO PENAL.  

LOC: O RELATOR REAFIRMOU QUE A PROPOSTA, QUE TRATA DA TIPIFICAÇÃO DOS CRIMES COMETIDOS NO PAÍS, NÃO SERÁ VOTADA DE FORMA APRESSADA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em encontro com o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, a Frente Parlamentar Evangélica pediu tranquilidade na discussão da Reforma do Código Penal. O presidente do colegiado, deputado João Campos, do PSDB de Goiás, disse que a bancada religiosa quer retirar do anteprojeto alguns pontos. Entre eles estão o que amplia os casos de aborto previstos na lei e os que permitem a eutanásia e o porte de drogas para consumo próprio. O deputado deixou claro, no entanto, que a Frente Parlamentar Evangélica não é contrária à atualização do Código Penal. 

(João Campos) Somos a favor desde que seja numa concepção de endurecer a legislação penal numa perspectiva de diminuir a criminalidade, a violência e a impunidade no país. Há um clamor da sociedade hoje que a legislação penal é uma legislação frouxa. 

(Repórter) O presidente José Sarney explicou que o anteprojeto ainda será discutido pelos senadores, que darão a palavra final. Segundo ele, a votação do novo Código Penal não será feita de forma apressada. 

(José Sarney) Para que o Congresso decida melhor e para isso tem uma base grande, que é um anteprojeto feito por grandes juristas. Depois vai ouvir naturalmente em audiências públicas o povo, as diversas correntes de opinião, as pessoas dissidentes, aqueles que pensam diferentemente e aqueles que queiram introduzir novas ideias. Tudo isso é aberto. Isso se chama democracia. 

(Repórter) O relator, senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, afirmou que está ouvindo todos os envolvidos no debate. 

(Pedro Taques) Acho que essa manifestação da Bancada Evangélica é absolutamente legítima e tem que ser feita. Estamos ouvindo todas as pessoas. Não temos condições de votar um Código de afogadilho. Precisamos ouvir toda a comunidade e as entidades com todo respeito e no momento correto, decidir. 

(Repórter) Além desses pontos polêmicos, o anteprojeto do Código Penal prevê penas para os crimes cometidos na internet e para o enriquecimento ilícito. O Código Penal em vigor é de 1940.
21/11/2012, 04h47 - ATUALIZADO EM 21/11/2012, 04h47
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00