Educação foi o tema que dominou na edição deste ano — Rádio Senado

Educação foi o tema que dominou na edição deste ano

LOC: A EDUCAÇÃO FOI O TEMA QUE DOMINOU OS DEBATES NO PLENÁRIO DA EDIÇÃO DESTE ANO DO PROGRAMA JOVEM SENADOR.  

LOC: ENTRE AS PROPOSTAS APROVADAS PELOS ESTUDANTES, A QUE INCLUI O ENSINO DE LIBRAS NA GRADE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REPÓRTER: FILIPE KAFINO. 

TÉC: No total, seis projetos foram discutidos e aprovados pelos jovens senadores. Entre eles está a inclusão do ensino da língua brasileira de sinais na grade curricular da educação básica. Outra sugestão propõe prazo mínimo de permanência para professores nas escolas. Segundo a jovem senadora Regiane Alves, do estado do Tocantins, a rotatividade prejudica a aprendizagem dos alunos, o que acontece em sua própria escola.

(Reigiane Alves) Há uns dois bimestres que nós não temos professor de biologia porque o professor saiu e não tem professor pra repor, como eu estou no terceiro ano como nós vamos fazer pra repor?. 

(Rep.) A destinação de oitenta por cento dos royalties do petróleo para a educação básica e profissionalizante também foi apoiada pelos jovens senadores. Um dos autores do projeto, Diego de Souza, da Paraíba, defendeu a importância da iniciativa. 

(Diego Souza) Como é que o Brasil vai se tornar uma potência mundial se não investir na educação, mas aquela educação básica, começar do início, valorizar a educação básica e passar por todas as categorias de ensino. 

(Rep.) As propostas aprovadas seguem, agora, para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa como sugestão. Participaram do Projeto Jovem Senador 27 alunos do segundo e terceiros anos do ensino médio finalistas do quinto Concurso de Redação do Senado.
21/11/2012, 00h58 - ATUALIZADO EM 21/11/2012, 00h58
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00