Requião considera inevitável que crise na Europa atinja o Brasil — Rádio Senado

Requião considera inevitável que crise na Europa atinja o Brasil

LOC: O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, CONSIDERA INEVITÁVEL QUE A CRISE NA EUROPA ATINJA O BRASIL. E DESAFIOU O PAÍS A PROMOVER O QUE CLASSIFICOU DE "REVOLUÇÃO". 

LOC: PARA REQUIÃO, QUE É PRESIDENTE DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO MERCOSUL, A SAÍDA PARA O DESENVOLVIMENTO ESTÁ NA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Roberto Requião esteve em Cádiz, na Espanha, onde participou da Assembleia da EuroLat, que reúne os Parlamentos latino-americanos e Europeu. Ele destacou que o desemprego na Espanha ultrapassa 25 por cento e que mais de 400 mil famílias perderam suas casas, provocando uma onda de suicídios. Para o senador do PMDB paranaense, é inevitável que a crise chegue ao Brasil, e para enfrentá-la ele defende a integração latino-americana. Requião quer que o Mercosul trabalhe num projeto de desenvolvimento com acordos comerciais em bloco. 

(REQUIÃO) é possível assegurar que, fora da unidade e da simbiose latino-americana, sul-americana, hoje, para nós, não há salvação. Não há redenção para os nossos povos, não há futuro para os nossos países, não há clemência para os nossos seculares sonhos de independência, desenvolvimento e bem-estar fora da unidade latino-americana.

(REP) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou o desafio colocado por Requião e ressaltou que o bem estar só será possível com mudanças no padrão de consumo 

(CRISTÓVAM): eu gostaria de ver uma revolução no próprio projeto de sociedade, no propósito da sociedade, que não seja só o Produto Interno Bruto, que não seja só o PIB; mas o aumento do bem-estar e da própria felicidade dos seres humanos, o que exige emprego, o que exige, sobretudo, liberdade para usar bem o tempo livre, que não pode ser os mesmos: consumo, consumo, consumo 

(REP) Na condição de presidente da representação brasileira no MERCOSUL, Roberto Requião também participou recentemente do Fórum de Guadalajara, no México, e das sessões do Parlamento Andino, em Lima, no Peru.
20/11/2012, 00h41 - ATUALIZADO EM 20/11/2012, 00h41
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00