CPI se reúne nesta quarta-feira para conhecer relatório final — Rádio Senado

CPI se reúne nesta quarta-feira para conhecer relatório final

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA SE REÚNE NESTA QUARTA-FEIRA PARA CONHECER O RELATÓRIO FINAL DO DEPUTADO ODAIR CUNHA. 

LOC: MAS A VOTAÇÃO SÓ OCORRERÁ NO PRAZO DE CINCO SESSÕES, O QUE PERMITIRÁ DEBATE E APRESENTAÇÃO DE PARECERES ALTERNATIVOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, já entregou o relatório à CPI Mista do Cachoeira, que se reúne nesta quarta-feira. Segundo ele, são mais de mil páginas com as conclusões dos sete meses de investigações do esquema de corrupção do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Odair Cunha não antecipou o teor do relatório. Disse apenas que pedirá o indiciamento de diversas pessoas, como do contraventor e de todos os convocados que permaneceram em silêncio, a exemplo do dono da construtora Delta, Fernando Cavendish. Odair Cunha afirmou que ouviu os integrantes da CPI antes de elaborar o relatório. Mas lamentou a decisão de alguns partidos que optaram pelo voto em separado, que é uma espécie de relatório paralelo, antes de ele entregar o parecer. 

(Odair Cunha) É natural que os partidos tenham preocupação e o relator está aberto a compreender essas preocupações. Contudo, apresentar voto em separado ou relatório paralelo sem conhecer meu relatório é uma precipitação. Eu tenho disposição e já conversei com diversos parlamentares e vou continuar conversando. 

(Repórter) O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, espera que o relatório seja imparcial pedindo o indiciamento de todos os envolvidos no esquema de Cachoeira, independentemente do partido político a que pertencem, numa referência aos políticos citados no caso. 

(Pedro Taques) Espero que o relatório seja republicano, que não proteja os amigos nem prejudique os inimigos. O relatório tem que ser o mais imparcial o possível e não pode jogar o lixo que está fedendo para debaixo do tapete. 

(Repórter) O PSDB já pediu oficialmente ao Ministério Público Federal que dê continuidade às investigações das empresas de fachada que receberam recursos da construtora Delta. A oposição ainda tentou prorrogar os trabalhos da CPI Mista por mais seis meses. Mas a base aliada aceitou prolongar os trabalhos por mais um mês e meio.
20/11/2012, 07h59 - ATUALIZADO EM 20/11/2012, 07h59
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00