CDH discute soluções para diminuir assassinatos de jovens negros — Rádio Senado

CDH discute soluções para diminuir assassinatos de jovens negros

LOC: QUASE 70 POR CENTO DOS JOVENS ASSASSINADOS NO BRASIL SÃO NEGROS 

LOC: NO "DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA", A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU SOLUÇÕES PARA TENTAR MUDAR ESTA SITUAÇÃO. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: No dia 20 de novembro de 1695, o líder negro Zumbi dos Palmares foi assassinado pelas forças de repressão ligadas ao governo colonial, após anos de perseguição. O maior líder do independente "Quilombo dos Palmares", é hoje um herói nacional e 20 de novembro se transformou no "Dia Nacional da Consciência Negra". A Comissão de Direitos Humanos aproveitou a data para discutir soluções voltadas para o fim da violência contra os jovens negros. Dados do Mapa da Violência comprovam que de cada dez jovens assassinados no país, sete são negros, como chamou atenção o presidente da Comissão, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que ainda destacou uma pesquisa realizada pelo "DataSenado". 

(PAULO PAIM): 67% das vítimas são da raça negra. Ou seja, cada 10 jovens assassinados, praticamente 7 são negros. Segundo a pesquisa, 55% das pessoas acreditam que a principal causa do homicídio dos jovens negros é o racismo. 

(REP): Entre as possíveis soluções para mudar esse quadro, Paim aponta a consolidação das políticas de cotas na área da educação, que nasceu a partir de um projeto apresentado por ele ao Senado. 

(PAULO PAIM): Conforme a pesquisa "DataSenado", a melhoria do ensino seria a principal ação para combater o racismo. Por isto nós estávamos certos quando aprovamos as cotas no Ensino Técnico e também nas Universidades. 

(REP): As cotas já são uma realidade, e agora o senador, na condição de presidente da Comissão, disse que irá lutar pela aprovação do projeto que determina que sempre haja a investigação em casos de morte ou ferimento grave de pessoas em supostos confrontos com a Polícia. Hoje, poucos destes casos são investigados, sob a alegação de que houve resistência à ação policial. Também foi elogiado pelos participantes o convênio do Senado com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que vai possibilitar que o Instituto Legislativo Brasileiro desenvolva ações educacionais voltadas para a juventude negra.
20/11/2012, 00h28 - ATUALIZADO EM 20/11/2012, 00h28
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00