Somente professores com diploma em educação física poderão dar aulas — Rádio Senado

Somente professores com diploma em educação física poderão dar aulas

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PODE ESTABELECER QUE SOMENTE PROFESSORES COM DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA PODERÃO DAR AULAS DESTA DISCIPLINA NAS ESCOLAS. 

LOC: A PROPOSTA JÁ CONTA COM O VOTO FAVORÁVEL DO RELATOR, SENADOR BENEDITO DE LIRA DO PP DE ALAGOAS. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: A Comissão de Educação iniciou nesta terça-feira a análise do projeto do senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, que deixa claro que somente professores que possuem diploma de nível superior em "Educação Física" poderão ministrar aulas desta disciplina nas escolas públicas ou privadas. Ivo Cassol apresentou a proposta por considerar que foi um erro a decisão do "Conselho Nacional de Educação", de 2010, que liberou que da 1ª. à 5ª. série estas aulas poderão ser dadas por professores sem esta formação específica. O senador é contra por considerar que a saúde das crianças pode ser colocada em risco por profissionais sem formação, e também por lembrar que a própria LDB, a "Lei de Diretrizes e Bases" recomenda somente a contratação de profissionais de nível superior para todas as disciplinas. A votação deste projeto deve ser concluída na próxima semana, mas o relator, senador Benedito de Lira do PP de Alagoas, já adiantou seu voto a favor. 

(BENEDITO DE LIRA): Os cursos de Pedagogia não costumam abordar, pelo menos com uma profundidade mínima, o ensino de Educação Física. Assim a professora do 1º. ao 5º. ano de Ensino Fundamental formada em Pedagogia não detém os conhecimentos técnicos, motores e psico-pedagógicos essenciais ou mínimos ao desenvolvimento e à orientação desportiva.

(REP): Também deve ter sua votação encerrada na próxima semana o projeto de Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, que determina que a fluência oral deve ser um dos objetivos exigidos em todos os cursos de Língua Estrangeira no país. Ele considera que muitas vezes este objetivo não é atingido por escolas brasileiras, por isso acha importante que a LDB traga explicitamente esta previsão. O relator, senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará, também neste caso já adiantou seu voto a favor. 

(FLEXA RIBEIRO): Tanto a parte escrita quanto a oral precisam ser valorizadas. Ocorre que a oralidade no estudo de Línguas Estrangeiras tem sido posta em segundo plano. Freqüentemente dá-se excessiva ênfase à gramática. Ao final dos estudos, os estudantes acabam por apresentar grande dificuldade em se comunicar oralmente na Língua ensinada.

(REP): Ambos os projetos, se aprovados, poderão seguir para a Câmara dos Deputados.
14/11/2012, 00h45 - ATUALIZADO EM 14/11/2012, 00h45
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00