Projeto pune pais que não participarem de reuniões escolares — Rádio Senado

Projeto pune pais que não participarem de reuniões escolares

LOC: UM PROJETO EM DISCUSSÃO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUER ESTABELECER PUNIÇÕES PARA OS PAIS QUE NÃO PARTICIPAM DAS REUNIÕES ESCOLARES.  

LOC: A MEDIDA QUER AUMENTAR O COMPROMISSO DOS PAIS COM A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O projeto de lei prevê que os pais que não comparecerem à escola a cada dois meses vão receber as mesmas penalidades dos eleitores que não votam, ou seja, pagamento de multa e dificuldades para fazer documentos como identidade e passaporte e a impossibilidade de assumir cargos públicos. A proposta é de autoria do senador Cristovam Buarque do PDT do distrito Federal. Na opinião dele, o poder público precisa criar mecanismos para aumentar a qualidade do ensino e um deles é fazer com que os pais se envolvam na educação dos filhos e acompanhem a qualidade da escola. 

(Cristovam Buarque) Nós temos de fazer com que os pais não apenas deixem a criança na escola, mas participem do processo educacional. O ideal, claro, é um longuíssimo processo de educação para que, daqui a algumas décadas, os pais sintam essa responsabilidade, mas essas décadas vão sacrificar uma geração ou mais.

(REPÓRTER) O senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, foi um dos senadores que concordaram com a importância da medida, mas discordou da instituição de multa e penalidades. 

(Paulo Bauer) No meu ponto de vista ela não tem condições de ser aplicada da forma que está proposto. É preciso que o projeto seja mais claro e detalhado a respeito dos problemas que nós queremos atingir. 

(REPÓRTER) O especialista em educação e coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, disse que o projeto incentiva a discussão sobre a importância da parceria entre a escola e a família, mas que criar punições para os pais não é benéfico. 

(Daniel Cara) Você criar um caráter punitivo pela não participação significa que você vai colocar em choque a obrigação de participar dos pais contra a inabilidade do sistema de ensino de receber a participação no processo educacional, eu não creio é que é uma boa alternativa.

(REPÓRTER) O projeto está pronto para ser votado na Comissão de Educação. Caso seja aprovado, ainda deve passar pela análise dos senadores da Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
14/11/2012, 00h34 - ATUALIZADO EM 14/11/2012, 00h34
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00