Uso de airbags por motociclistas pode se tornar obrigatório — Rádio Senado

Uso de airbags por motociclistas pode se tornar obrigatório

LOC: O USO DE AIRBAGS POR MOTOCICLISTAS PODE SE TORNAR OBRIGATÓRIO. É O QUE ESTABELECE PROJETO QUE SERÁ ANALISADO PELO SENADO. 

LOC: A PROPOSTA PREVÊ INCENTIVOS PARA O PRODUTO, QUE AINDA TEM ALTO CUSTO NO BRASIL. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Como funciona um airbag para motociclistas? O equipamento é, na verdade, um colete inflável, disponível em vários formatos e mesmo embutidos em jaquetas. Com um cabo fixado na moto e no motociclista, caso o piloto seja arremessado do veículo, o airbag dispara um cilindro de ar comprimido, que infla proteções no pescoço, peito e costas, áreas críticas mais afetadas em quedas. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, apresentou proposta para que o equipamento seja obrigatório para todos os motociclistas, assim como foi feito com o capacete. 

(Humberto Costa) Houve um desenvolvimento muito grande do comércio, da venda e revenda de motos, novas profissões foram criadas. E no entanto nem todos os pilotos de motocicletas têm a formação adequada e muito menos nós temos no Brasil uma forma de proteção também adequada para que tenhamos menos sequelas, menos mortes. E essa é a ideia de ter uma proteção obrigatória é uma forma de nós trabalharmos na prevenção.

(Repórter) Apesar da vantagem da proteção, ela ainda é muito cara no Brasil, por se tratar de um produto inovador e importado: os modelos mais baratos no mercado custam mais de 700 reais. Os mais caros se aproximam de três mil. Para ajudar na compra, a proposta prevê isenção, por cinco anos, do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, do Imposto de Importação, e do PIS e da Cofins, como explica Humberto Costa. 

(Humberto Costa2) Diminuir a incidência de impostos sobre a importação desses equipamentos e medidas também para estimular a indústria nacional a produzi-lo. Uma lei como essa passando a vigorar depois de um tempo suficiente para que a iniciativa privada possa se adaptar a ela e produzir os equipamentos, com certeza será possível baratear o seu custo final, tornando assim universal. 

(Repórter) Mesmo depois de uma queda, o airbag pode ser reaproveitado, basta comprar um novo cilindro de ar comprimido, que custa a partir de 45 reais. Os fabricantes garantem que o equipamento não é acionado se o piloto se esquecer de soltar o cabo ao descer da moto.
09/11/2012, 01h12 - ATUALIZADO EM 09/11/2012, 01h12
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00