CRA debate fortalecimento da extensão rural para levar inovação ao campo — Rádio Senado

CRA debate fortalecimento da extensão rural para levar inovação ao campo

LOC: A PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA ESTÁ NA PONTA DA TECNOLOGIA MUNDIAL. SEUS EFEITOS, NO ENTANTO, NÃO CHEGAM A TODOS OS AGRICULTORES, PRINCIPALMENTE OS FAMILIARES. 

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA O FORTALECIMENTO DA EXTENSÃO RURAL COMO FORMA DE LEVAR INOVAÇÃO PARA O CAMPO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, explicou que, enquanto as instituições de inovação como a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, se desenvolveram, a assistência técnica e a extensão rural, que levam as informações diretamente para o meio rural, ficaram estacionadas, especialmente nas décadas de 80 e 90. Nos últimos anos, o governo vem recuperando o sistema de extensão, com o objetivo de inserir de 2 a 3 milhões de agricultores que estão na base da pirâmide da renda. 

(Valter Bianchini) Nós podemos inserir e fortalecer uma nova classe média no campo e trabalhar uma agricultura não só do ponto de vista econômico da produtividade, não só do ponto de vista da sustentabilidade com essa tecnologia, mas principalmente com a inclusão social. 

(Repórter) O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, explicou que o modelo do sistema de pesquisa brasileiro é desde a origem isolado da extensão, o que pode mudar por meio de tecnologias, como plataformas de conhecimento pela internet. 

(Maurício Antônio Lopes) Aquela lógica que o pesquisador está lá na instituição de pesquisa, ele sabe o que o mundo real precisa, ele produz as soluções. E ele coloca isso no balcão para quem está do outro lado, a assistência técnica e extensão rural, pega a solução e vai para o próximo balcão que é do produtor. A lógica do "eu faço, tu transferes, eles usam". A gente tem que ter um processo que olhe o problema e pense a solução e o impacto entregue lá no mundo real para o nosso produtor e para a nossa agricultura. 

(Repórter) O autor do pedido para a audiência, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, defendeu a articulação da pesquisa com a extensão, além da participação dos estados, de municípios e da iniciativa privada. 

(Moka) Eu sonho exatamente com isso, com uma Embrapa produzindo, gerando pesquisa, e a extensão rural mais forte do que nunca levando esses conhecimentos. Não só levando, como orientando, porque o papel do extensionista é muito maior do que difundir pesquisa e a assistência técnica. 

(Repórter) Moka adiantou que vai propor que as emendas da Comissão de Agricultura ao Orçamento de 2013 sejam voltadas para a Embrapa e para a extensão rural.
08/11/2012, 00h54 - ATUALIZADO EM 08/11/2012, 00h54
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00