CRA aprova regulamentação da atividade de turismo rural — Rádio Senado

CRA aprova regulamentação da atividade de turismo rural

LOC: DOIS PROJETOS QUE PODEM GARANTIR MAIS RENDA AOS PRODUTORES RURAIS FORAM APROVADOS NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA.

LOC: UM DELES REGULAMENTA A ATIVIDADE DE TURISMO RURAL. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Apresentado neste ano pelo suplente de senador Lauro Antonio, do PR de Sergipe, quando ele exercia o mandato, o projeto estabelece regras como pagamento de impostos, recolhimento de contribuição previdenciária e relações trabalhistas na atividade de turismo rural. A proposta, aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, CRA, terá agora que passar pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Desenvolvimento Regional e Turismo. A relatora do projeto, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou que o turismo rural já está presente em 18 estados. Ela acredita que a regulamentação do setor vai dar ao produtor rural uma nova janela de oportunidades. 

(A. AMÉLIA) Incentivar o turismo rural é também promover mais perspectivas de renda ao produtor rural de nosso país, cujas atividades são muitas vezes penalizadas pelas intempéries e pelas políticas agropecuárias nacionais. 

(REPÓRTER) Ana Amélia foi relatora de outro projeto aprovado pela CRA. É o que obriga os frigoríficos a fornecer diariamente informações, ao Ministério da Agricultura, sobre os preços pagos pelos animais adquiridos para abate. A medida tem como objetivo fortalecer o poder de negociação dos pecuaristas. Segundo a senadora, eles recebem dos frigoríficos valores baixos pela venda dos animais. Depois de aprovado pela comissão, o projeto deve retornar para a Câmara porque foi modificado pelos senadores.
01/11/2012, 00h39 - ATUALIZADO EM 01/11/2012, 00h39
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00