Confira o balanço das votações da semana no Senado — Rádio Senado

Confira o balanço das votações da semana no Senado

LOC: GARANTIA DE ATENDIMENTO RÁPIDO AOS PACIENTES DO SUS DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER E A TIPIFICAÇÃO DOS CRIMES CIBERNÉTICOS.

LOC: O BALANÇO DAS VOTAÇÕES DA SEMANA NO PLENÁRIO DO SENADO COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

(Repórter) O Plenário do Senado aprovou o projeto que obriga o Sistema Único de Saúde, o SUS, a iniciar o tratamento dos pacientes com câncer no prazo máximo de 60 dias depois do diagnóstico. A medida ainda garante o acesso a tratamentos disponíveis, como cirurgia, quimioterapia, radioterapia e o fornecimento gratuito de remédios contra a dor. Na avaliação da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, relatora da matéria, a aprovação do texto vai contribuir para reduzir a mortalidade das vítimas de câncer em todo o país.
 
(Ana Amélia) Essa decisão tomada pelo Senado vai salvar muitas vidas. Se você faz um diagnóstico e identifica a incidência de câncer, e tendo o início imediato do tratamento, no máximo até 60 dias, pode ser antes, você tem aí um caminho garantido de sucesso para vencer a doença. Se iniciar o tratamento na hora adequada, as chances de cura são muito grandes.
 
(Repórter) O projeto foi apresentado em 1997 pelo então senador Osmar Dias, e já havia passado pela Câmara dos Deputados. Após ter sua votação concluída pelos senadores, o texto segue agora para a sanção da presidente da República. Na quarta-feira os senadores aprovaram o projeto que tipifica os crimes cibernéticos no Código Penal brasileiro. São exemplos de crimes cibernéticos a clonagem de senhas eletrônicas e a violação de computadores e sistemas informatizados. O projeto teve origem na Câmara, mas como sofreu alterações no Senado Federal, o texto retorna para análise dos deputados. O relator da matéria foi o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas e líder do governo no Senado.
 
(Eduardo Braga) Esse é um projeto extremamente importante porque tipifica crimes de uma sociedade moderna, que hoje se utiliza de equipamentos e meios cibernéticos, internet, cartões de crédito, caixas eletrônicos, pagamentos através de rede wi-fi, e todos esses acessos são vulneráveis a fraude, portanto a sociedade brasileira terá uma resposta imediata a um crime que vem ganhando potencial cada vez maior na sociedade brasileira e na sociedade moderna. 

(Repórter) Os senadores também aprovaram a indicação de três autoridades: Teori Zavascki para ministro do Supremo Tribunal Federal; o general Lúcio Góes para o Superior Tribunal Militar; e o diplomata Arnaldo Caiche para o cargo de embaixador do Brasil nas Repúblicas do Benin e do Níger.
01/11/2012, 02h32 - ATUALIZADO EM 01/11/2012, 02h32
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00