Senado aprova projeto que tipifica os crimes cibernéticos — Rádio Senado

Senado aprova projeto que tipifica os crimes cibernéticos

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE TIPIFICA OS CRIMES CIBERNÉTICOS NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. 

LOC: PARA VIRAR LEI, A PROPOSTA AINDA DEPENDE DA APROVAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) De acordo com o projeto, práticas como a violação de computadores e sistemas informatizados, a clonagem de senhas eletrônicas, a adulteração e a obtenção de dados e arquivos sem a devida autorização do titular passam a ser crimes sujeitos a penas que podem passar de três anos de prisão. A aprovação do texto antecipa as mudanças que estão sendo analisadas para o Código Penal vigente desde 1940. O relator da matéria, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, líder do governo no Senado, comemorou a aprovação da matéria. 

(Eduardo Braga) Esse é um projeto extremamente importante porque tipifica crimes de uma sociedade moderna, que hoje se utiliza de equipamentos e meios cibernéticos, internet, cartões de crédito, caixas eletrônicos, pagamentos através de rede wi-fi, e todos esses acessos são vulneráveis a fraude, portanto a sociedade brasileira terá uma resposta imediata a um crime que vem ganhando potencial cada vez maior na sociedade brasileira e na sociedade moderna. 

(Repórter) Eduardo Braga lembrou que a questão dos crimes cibernéticos deve ser discutida com mais profundidade pela comissão de senadores que atualmente trabalha na reforma do Código Penal. 

(Eduardo Braga) O novo Código Penal poderá ganhar uma outra dimensão, estabelecendo uma tipificação nova, com uma nova correlação, com uma nova dosimetria, com uma nova gradação, a partir do novo código penal. 

(Repórter) O projeto que tipifica os crimes cibernéticos teve origem na Câmara, mas como sofreu alterações no Senado Federal, o texto retorna agora para análise dos deputados. 

LOC: DURANTE A SESSÃO PLENÁRIA DESTA QUARTA-FEIRA, OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM UMA SÉRIE DE AUTORIZAÇÕES DE CRÉDITO PARA DIVERSOS ESTADOS E PARA AS CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS, ELETROBRÁS.
31/10/2012, 06h32 - ATUALIZADO EM 31/10/2012, 06h32
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00