Agripino defende criação de leis que garantam saúde do sistema financeiro — Rádio Senado

Agripino defende criação de leis que garantam saúde do sistema financeiro

LOC: DERRUBAR OS JUROS DA TAXA SELIC NÃO GARANTE O CRESCIMENTO DA ECONOMIA.

LOC: PARA O SENADOR JOSÉ AGRIPINO, O BRASIL PRECISA DE LEIS QUE GARANTAM A SAÚDE DO SISTEMA FINANCEIRO E A GERAÇÃO DE RIQUEZAS. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.

TÉC: A reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, do mês de outubro decidiu por cortar zero vírgula vinte e cinco pontos percentuais da taxa Selic. A decisão contou com cinco votos favoráveis e três contrários. O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, acredita que a falta de unanimidade do comitê é um sinal de que a política econômica brasileira precisa ir além do corte de juros.

(José Agripino) É muito bom você conceder uma taxa de juros civilizada, baixa, para que investidor de boa qualidade possa tomar dinheiro emprestado, investir e gerar riqueza, mas é importante que exista o dinheiro para emprestar, não que exista a notícia de que a taxa de juros caiu para x por cento.

(Ana) José Agripino defendeu que além do corte nos juros da taxa Selic, o Banco Central exija dos bancos privados que eles ofereçam garantias de que poderão emprestar dinheiro a juros baixos, sem quebrar e depois depender da ajuda de recursos públicos. Para o senador do Rio Grande do Norte, uma das funções do Congresso é fazer leis que garantam a saúde do sistema financeiro. Como exemplo, citou o projeto que criou o cadastro positivo, aprovado em 2010 pelo Senado, e que entra em vigor no dia primeiro de janeiro de 2013. O objetivo do cadastro é permitir que as pessoas e empresas que pagam suas contas em dia obtenham taxas de juros mais baixas em compras a prazo ou nos empréstimos.
25/10/2012, 00h42 - ATUALIZADO EM 25/10/2012, 00h42
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00