Psiquiatra abre segundo ciclo de debates do Fórum Senado Brasil 2012 — Rádio Senado

Psiquiatra abre segundo ciclo de debates do Fórum Senado Brasil 2012

LOC: O BRASIL PODE DAR CERTO E INOVAR NO MUNDO, MAS O QUE CADA UM DE NÓS PODE FAZER PARA POSSIBILITAR ISSO? 

LOC: ESSA PROVOCAÇÃO FOI APRESENTADA PELO PSICANALISTA E PSIQUIATRA BENILTON BEZERRA, QUE ABRIU O SEGUNDO CICLO DE DEBATES DO FÓRUM SENADO BRASIL 2012, NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O psicanalista, psiquiatra e professor de pós-graduação do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Benilton Bezerra, alertou que a sociedade brasileira passa por mudanças que a torna mais igual. Começa a existir no país o resgate da exclusão centenária, que teve seu início no período escravagista. Frases como: com quem você pensa que está falando ou quem você pensa que é não são mais aceitas pela população. Humilhar e desrespeitar os mais pobres deixaram de ser práticas admitidas. Citou como um exemplo desta mudança o sucesso da novela Avenida Brasil, quando o subúrbio foi protagonista e deixou de ser apenas um pequeno pedaço da história. No entanto, segundo Benilton Bezerra, para que o Brasil dê realmente certo, não só as pessoas, mas também as instituições privadas e públicas têm que trabalhar para isso. De acordo com ele, é preciso estimular os brasileiros a repensarem o país de uma forma ambiciosa e generosa. 

(Benilton Bezerra) O gigante começou a se mexer. Se ele vai acordar mesmo ou não depende do que a gente possa fazer. E não é a gente os outros. É, por exemplo, essa casa aqui, cuja a imagem na sociedade eu não preciso dizer a vocês qual é. Isso que é o maior problema, eu acho que o Senado tem pode ser o maior impulso. Isso pode ser uma alavanca. Nada surpreenderia mais positivamente o país do que o Senado se transformar numa caixa de estímulo, de reflexão, de pensamento e de proposição. 

(Repórter) O segundo ciclo de debates do Fórum Senado Brasil 2012 prossegue nesta quarta-feira, às sete da noite, com a palestra do historiador Francisco Carlos Teixeira, que é especialista em História Social do Brasil. Ele vai tratar do tema "Brasil, tempo presente". Os debates acontecem no Interlegis, que fica na N-2, ao lado da Gráfica do Senado. A entrada é franca.
23/10/2012, 08h07 - ATUALIZADO EM 23/10/2012, 08h07
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00