Brasil pode ter política permanente de aumento real para aposentadorias — Rádio Senado

Brasil pode ter política permanente de aumento real para aposentadorias

LOC: O BRASIL PODE TER UMA POLÍTICA PERMANENTE DE AUMENTO REAL PARA AS APOSENTADORIAS. 

LOC: É O QUE PROPÕE UM PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Desde 2007, o Brasil conta com uma Politica Permanente de Valorização do Salário Mínimo, que nasceu a partir de um projeto do senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul. Para os especialistas, a iniciativa é uma das responsáveis pela melhor distribuição da renda no país e pela explosão da chamada "nova classe C". Mas agora preocupado com o achatamento no valor das aposentadorias acima de 1 mínimo, Paim acaba de apresentar ao Senado uma proposta de política permanente de aumento real para as aposentadorias acima deste valor. Pela proposta, os reajustes dos aposentados e pensionistas continuará sendo anual, corrigindo-se o INPC do ano anterior. O aumento real virá do crescimento médio dos salários dos trabalhadores no penúltimo ano. Paim acredita que esta política, como a que foi adotada para o mínimo, poderá possibilitar uma distribuição mais justa da renda sem prejuízos para os cofres públicos. Ele cita as médias dos ganhos reais dos salários da classe trabalhadora nos últimos anos. 

(PAULO PAIM): 2006, houve uma evolução de 3,6%, e o PIB naquele foi de 4%. 2007, evolução de 1,1%. 2008, 2,1%; 2009, 2,4%; 2011, 3,5%. Mostra isto aqui que não são aumentos exagerados. Aumentos que com tranquilidade a Previdência pode pagar. Tem dado um superávit a Previdência urbana de 13 a 15 bi. 

(REP): A LDO do ano que vem já prevê a adoção de uma política permanente de valorização das aposentadorias e pensões. Paim chama atenção também para o impacto que uma politica como esta pode ter. 

(PAULO PAIM): A transferência da renda do idoso para filhos e netos, que tem um efeito multiplicador importante fortalecendo cerca de 30% das famílias que vivem com pelo menos um idoso. Nestas famílias, mais do que contribuindo com o orçamento familiar, a renda do idoso leva com que menos crianças trabalhem e mais frequentem a escola. 

(REP): O projeto está em exame na Comissão de Assuntos Econômicos.
22/10/2012, 11h49 - ATUALIZADO EM 22/10/2012, 11h49
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00