CDH discute os nove anos do Estatuto do Idoso — Rádio Senado

CDH discute os nove anos do Estatuto do Idoso

LOC: O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É UMA REALIDADE E REQUER MAIS PREPARO DE TODAS AS ESFERAS DO GOVERNO. 

LOC: O ALERTA FOI DADO PELOS PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA PUBLICA QUE DISCUTIU O ANIVERSÁRIO DE NOVE ANOS DO ESTATUTO DO IDOSO, NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O representante do Ministério da Previdência Social, Cid Pimentel, explicou que um dos esforços da pasta para fazer valer o estatuto do idoso é a criação de centros de referência para o atendimento dos aposentados e treinamento de pessoal. Cid Pimentel, que também integra o Conselho Nacional do Idoso, lembrou que políticas públicas bem sucedidas para o atendimento aos mais velhos dependem da difusão de conhecimentos em áreas que vão além da previdência, como educação, saúde, justiça, e economia. 

(Cid Pimentel) Nós temos que transformar os movimentos isolados em movimentos articulados com maior potencial de ação.

(REPÓRTER) Já a presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Karla Giacomin, frisou a situação de abandono e preconceito que os idosos, principalmente os mais pobres, enfrentam diariamente. Karla sugeriu que o aniversário de dez anos do estatuto seja marcado por atividades intensas no Senado. 

(Karla Giacomin) Que no ano que vem essa casa discuta todos os meses o estatuto do idoso capitulo por capitulo com toda a responsabilidade que essa casa tem de fazer esse estatuto ser melhor, ser mais eficiente e atuar com quem realmente mais precisa, que é a pessoa idosa 

(REPÓRTER) Sobre denúncias de reajustes abusivos de planos de saúde para os idosos, o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, que presidiu a sessão, informou que o tema será discutido em uma audiência pública especifica na Comissão de Direitos Humanos, no final do mês. 

(Eduardo Suplicy) Eu gostaria de sugerir que o senhor encaminhe a informação por escrito, aos membros dessa comissão para que possamos registrar e fazer uma averiguação melhor e quem sabe fazer a uma comunicação. 

(REPÓRTER) De acordo com o censo de 2012, a população com mais de 60 anos já corresponde a doze por cento do total de brasileiros.
18/10/2012, 02h19 - ATUALIZADO EM 18/10/2012, 02h19
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00