Senado aprova projeto que cria o Cadastro Nacional de Superdotados — Rádio Senado

Senado aprova projeto que cria o Cadastro Nacional de Superdotados

LOC: O SENADO APROVOU O PROJETO QUE CRIA O "CADASTRO NACIONAL DE SUPERDOTADOS". 

LOC: DADOS DA OMS APONTAM A EXISTÊNCIA DE 2 MILHÕES E 500 MIL ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES NO BRASIL, MAS APENAS 2 MIL E 500 ESTÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO ADEQUADAS. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui um número significativo de estudantes com altas habilidades ou com a chamada "superdotação": cerca de 2 milhões e 500 mil podem ser qualificados desta forma. O problema maior, segundo os mesmos especialistas, é que todo este potencial de talentos vem sendo mal explorado pelas políticas educacionais em voga. Isso por que apenas 2 mil e 500 estariam em instituições de ensino apropriadas para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Para acabar com o problema, o senador licenciado Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, atual Ministro da Pesca, apresentou um projeto que cria o "Cadastro Nacional de Superdotados". O objetivo é, além de estabelecer uma política unificada de descoberta e aproveitamento destes estudantes de alto talento, também articular as estruturas do Ministério da Educação e das Secretarias de Ensino nos Estados. O projeto determina que em cada Estado existam escolas apropriadas voltadas para o pleno atendimento destes estudantes. Um dos senadores que votaram pela aprovação do "Cadastro Nacional de Superdotados", Wellington Dias, do PT do Piauí, afirmou que em seu Estado políticas com esta filosofia já estão sendo adotadas e com grande sucesso. 

(WELLINGTON DIAS): É uma experiência importante, às vezes a gente não se toca mas existem pessoas, e isto é revelado normalmente no Ensino Básico, com altas habilidades. No meu Estado nós temos uma escola desta e tem tido bons resultados, inclusive com algumas descobertas importantes para o Brasil e para o mundo.  

(REP): O relator na Comissão de Educação foi o senador Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.
16/10/2012, 01h27 - ATUALIZADO EM 16/10/2012, 01h27
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00