Senado participará da Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência — Rádio Senado

Senado participará da Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

LOC: O SENADO VAI PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA QUE VAI OCORRER EM DEZEMBRO.

LOC: A SENADORA ÂNGELA PORTELA ESPERA VOTAÇÃO DE UM PROJETO QUE OBRIGA OS BANCOS A INSTALAREM EQUIPAMENTOS ADAPTADOS PARA CEGOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: No dia do deficiente físico, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, comunicou à ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que a gráfica do Senado vai oferecer material em braile para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro, que reúne especialistas e pessoas com deficiência de todo o país em Brasília, será no início de dezembro. Segundo Maria do Rosário, a contribuição do Senado é muito bem-vinda.

(Rosário) Buscamos o apoio do Senado. Tivemos a palavra do presidente Sarney de que vamos trabalhar juntos. Especialmente hoje com o Senado nossa parceria está a que podemos entregar a todas as pessoas com deficiência visual que vierem à Conferência o programa e os documentos impressos em Braille com apoio da gráfica do Senado.

REP: Segundo o Censo de 2010, cerca de 45 milhões de pessoas, o que equivale a 25% da população, têm algum tipo de deficiência. A senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, elogiou a iniciativa do Senado de oferecer material em braile. Ela destacou que o Brasil ainda precisa oferecer melhores condições para essa parcela da população. Ângela Portela cobrou a votação de projetos que beneficiam as pessoas com deficiência.

(Ângela) O Brasil tem que avançar muito no que diz respeito à acessibilidade. Mas há iniciativas do Senado. Eu mesma sou autora de um projeto de lei que facilita nos caixas eletrônicos o acesso dos portadores de necessidades especiais no momento em que precisam usar com mais facilidade esse de cidadania, que é os bancos.

REP: Há quase um ano, o governo federal lançou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver sem Limite, que prevê acesso à educação com a compra de ônibus adaptados; inclusão social, com a manutenção do Benefício de Prestação Continuada, no caso de demissão da pessoa com deficiência; acessibilidade com crédito facilitado para a compra de equipamentos, e atenção à saúde com a oferta e manutenção de próteses e órteses.
11/10/2012, 01h49 - ATUALIZADO EM 11/10/2012, 01h49
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00