Redução da taxa de juros pode atrair investimentos, apontam senadores — Rádio Senado

Redução da taxa de juros pode atrair investimentos, apontam senadores

LOC: MENOS ESPECULAÇÃO E MAIS INVESTIMENTO. ESSAS PODEM SER AS CONSEQUÊNCIAS DA NOVA REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS NA OPINIÃO DE SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS.

LOC: A TAXA DE SETE VÍRGULA 25 POR CENTO AO ANO, ANUNCIADA NESSA QUARTA-FEIRA, É A MAIS BAIXA DA HISTÓRIA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: Foi a décima vez consecutiva que o Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, reduziu a taxa básica de juros da economia, a Selic. Os juros vêm caindo desde agosto do ano passado, quando estavam em 12 e meio por cento ao ano. A nova queda, de sete e meio para sete vírgula 25 por cento, mantém a estratégia de incentivar o crescimento da economia. Integrante da Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, elogiou a decisão do Copom. Para ele, o ambiente de juros baixos é mais favorável aos investimentos.

(MALDANER) Faz com que se deixe fora um pouco a questão da especulação, se aplicar um pouco nisso. Vamos procurar produzir mais, com isso vamos gerar mais emprego e renda. É lógico que temos que ter alguns cuidados para não partirmos para a inflação. Mas é um bom sinal, é corajoso, sem dúvida alguma.

(REPÓRTER) Outro senador da Comissão de Assuntos Econômicos, Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, também está preocupado com a inflação. Ele acha, no entanto, que os juros podem cair ainda mais.

(CYRO) Nós estamos chegando quase que no limite porque você tem que descontar a inflação. Se a inflação for muito alta, se ela realmente passar dos seis por cento, você não tem mais margem de manobra, se não os juros começam a impactar de uma maneira também negativa. Mas ela é bem-vinda e acho que ela pode chegar ainda aos seus sete por cento.

(REPÓRTER) A taxa Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Considerada uma taxa básica, porque é usada em operações entre bancos, ela tem influência sobre os juros de toda a economia. Por isso, a expectativa é que a redução de zero vírgula 25 ponto percentual na Selic cause impacto nos juros pagos pelo consumidor nos financiamentos.
11/10/2012, 12h56 - ATUALIZADO EM 11/10/2012, 12h56
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00