Em comemoração ao mês do servidor, João Carlos Martins fala de superação — Rádio Senado

Em comemoração ao mês do servidor, João Carlos Martins fala de superação

LOC: EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DO SERVIDOR, O PIANISTA E MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS FALA SOBRE A SUPERAÇÃO.  

LOC: A PROGRAMAÇÃO DA DIRETORIA GERAL PREVÊ EVENTOS ATÉ O FINAL DE OUTUBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Conhecido como um dos maiores intérpretes do compositor alemão, Johann Sebastian Bach, o pianista e maestro João Carlos Martins, inaugurou o Mês do Servidor. Com a palestra "Superando obstáculos, a música venceu", ele lotou o auditório com capacidade para 400 pessoas. Com bom humor, emocionou a plateia ao revelar como deu a volta por cima nos percalços de sua vida profissional. João Carlos Martins aprendeu a tocar piano graças ao pai que sonhava em ser pianista. Aos 8 anos de idade, já executava obras de Bach. Aos 13 anos, iniciou a carreira nacional e aos 18, a internacional. Aos 26 anos, rompeu um nervo da mão. Desistiu da música depois de críticas após tentar tocar com dedeiras. João Carlos decidiu ser empresário do ex-pugilista Éder Jofre. Um ano e meio depois, ao comemorar a conquista do título mundial, voltou a tocar mesmo com dificuldades. Nos anos 80, um assaltante na Bulgária o espancou, deixando o lado direito do corpo paralisado. João Carlos Martins usou apenas a mão esquerda para fazer os concertos, até ser diagnosticado com um tumor aos 64 anos. Em 2003, trocou o piano pela regência de uma orquestra, quando também começou um projeto social onde ensina música clássica para mais de 2 mil crianças e adolescentes do subúrbio de São Paulo. Depois de mais uma cirurgia, que permitiu o retorno mais comedido aos palcos, o maestro disse que o segredo da vida são superação e humildade. 

(João) Sempre procuro demonstrar que o meu caso enfrentando adversidades na vida nunca foi um caso para gerar emoção através de lágrimas por tristeza. É gerar emoção para que mostrar que uma pessoa sempre pode acreditar na vida. E foi isso que sempre fiz durante toda minha vida de tentar fazer o sinônimo de dor, esperança. E é com esperança que tenho levado a minha vida. 

REP: O jovem tenor Jean William, aluno do projeto em São Paulo que inicia a carreira internacional, descreveu a própria superação com os ensinamentos do maestro. 

(Jean) Desde que conheci o maestro, aprendi outras grandes lições. Essa vontade de se transformar em um artista e de conseguir sempre a excelência é importante, sem dúvida. Mas a convivência que tenho tido com o maestro tem me ensinado outras lições: a superação do ser humano e o valor do ser humano.  

REP: Até o dia 28 de outubro, serão realizadas atividades em comemoração ao mês do servidor. Os eventos estão disponíveis no portal do Senado.
09/10/2012, 09h00 - ATUALIZADO EM 09/10/2012, 09h00
Duração de áudio: 02:44
Ao vivo
00:0000:00