Senado pode criar 14º salário para professores da rede pública — Rádio Senado

Senado pode criar 14º salário para professores da rede pública

LOC: O SENADO PODE CRIAR O DÉCIMO-QUARTO SALÁRIO PARA OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA CUJA ESCOLA CONQUISTAR, NO MÍNIMO, MÉDIA "6" NO IDEB

LOC: UMA PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO ESTÁ NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

TEC: O projeto do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, determina que todos os professores e funcionários das escolas públicas nos Ensinos Fundamental e Médio, cuja nota da escola no IDEB seja de pelo menos "6", terão direito a um 14º. salário no ano. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é a avaliação que o Ministério da Educação faz em todas as escolas do país. A média é calculada a partir das notas de cada estudante em provas específicas, as taxas de aprovação e os índices de freqüência dos professores. A avaliação, de 0 a 10, mede na prática a qualidade da escola. Cristovam considera esta metodologia confiável e lembra que a nota "6" também é usada como parâmetro em países do primeiro mundo.

(CRISTOVAM BUARQUE): Vincula ao êxito. Não é um prêmio individualizado e é individualizado. Não é porque todos ganham, mas é individualizado porque ganham os professores daquela escola, não os outros da rede escolar.

(REPÓRTER): Também está na CCJ um outro projeto que cria o 14º. salário para os professores de Ensino Fundamental que não tiverem qualquer falta durante todo o ano letivo, ressalvadas aquelas justificadas. A proposta é de João Faustino, primeiro suplente de José Agripino do Democratas do Rio Grande do Norte. Cristovam afirma também ser favorável a este projeto.

(CRISTOVAM BUARQUE): O importante é o resultado final. Agora o resultado final depende da freqüência. Uma escola onde os professores faltam muito, os alunos não aprendem. Por isto o projeto dele é bom.

(REPÓRTER): O 14º. salário para os professores já é pago por alguns Estados e municípios a partir de iniciativas locais. Caso os projetos sejam aprovados, será possível a professores de todo o país.
05/10/2012, 01h08 - ATUALIZADO EM 05/10/2012, 01h08
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00