Armando Monteiro elogia medida que pode tornar carros mais econômicos — Rádio Senado

Armando Monteiro elogia medida que pode tornar carros mais econômicos

LOC: O SENADOR ARMANDO MONTEIRO, EX-PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA, ELOGIOU O PACOTE AUTOMOTIVO DO GOVERNO QUE PODE TORNAR OS CARROS MAIS ECONÔMICOS E EFICIENTES.

LOC: MONTADORA QUE SE ADEQUAR ÀS REGRAS DO PROGRAMA VAI SER BENEFICIADA COM REDUÇÃO DO I-P-I. CONFIRA AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE NILO BAIRROS: 

(Repórter) O Inovar-Auto, regulamentado nesta quinta-feira pelo governo, tem como objetivo tornar os carros mais econômicos, eficientes e com maior parcela de componentes nacionais. As montadoras que se adequarem às regras do programa vão ser beneficiadas com a redução do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados. A principal condição é reduzir em 12 por cento o consumo de combustível dos veículos fabricados a partir de 2017. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, só essa medida vai proporcionar uma economia ao consumidor da ordem de mil 150 reais por ano, considerando o gasto médio do brasileiro nos postos de combustível. Para o ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, CNI, senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, o programa aponta para a direção correta: 

(Armando Monteiro) Essa medida é uma medida que induz a um movimento muito importante, que é esse de buscar cada vez mais veículos mais econômicos, mais eficientes do ponto de vista energético, e tudo isso resultando em benefício ao consumidor. Portanto, é uma sinalização, a meu ver, positiva da política automotiva do Brasil que está alinhada com a experiência internacional. 

(Repórter) Outra exigência do programa é o investimento em tecnologia para tornar os carros mais seguros. A idéia é que itens como o controle de estabilidade, que evita a capotagem, passem a equipar veículos mais simples e não apenas os chamados “top de linha”. Além disso, o governo quer aumentar o índice de nacionalização dos carros. Para isso, vai oferecer o IPI mais barato às montadoras de fora que apostarem em pesquisas no país e na capacitação de fornecedores locais. Para isso, foram fixadas etapas a serem cumpridas pela indústria do setor entre 2013 e 2016.
05/10/2012, 07h18 - ATUALIZADO EM 05/10/2012, 07h18
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00