Senado analisa série de projetos para combater casos de bullying — Rádio Senado

Senado analisa série de projetos para combater casos de bullying

LOC: O SENADO ANALISA UMA SÉRIE DE PROJETOS PARA COMBATER OS CASOS DE BULLYING.  

LOC: O OBJETIVO É EVITAR AGRESSÕES, INSULTOS E INTIMIDAÇÕES ENTRE OS ALUNOS E AJUDAR A PROTEGER CRIANÇAS E ADOLESCENTES. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Há um ano e meio, Wellington Menezes de Oliveira voltou à Escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, onde tinha estudado quando criança, e matou 12 alunos. O atirador deixou uma vídeo no qual declarou agir por vingança, pois teria sofrido intimidações e zombarias dos colegas em sala de aula. O Massacre de Realengo provocou uma comoção nacional e chamou a atenção para os casos de bullying. O termo em inglês define um conjunto de atitudes agressivas que se repetem praticadas por um ou mais alunos contra outro, geralmente mais fraco e indefeso. O problema é que muitas vezes quem pratica e quem sofre a agressão não sabe o estrago que ela pode provocar. Especialistas apontam que o bullying está relacionado com diversos problemas mentais e de personalidade na vida adulta, além de prejudicar o rendimento dos alunos e provocar o abandono dos estudos. Para tentar evitar este tipo de violência, o Senado discute uma série de projetos que buscam proteger as crianças e os adolescentes. Entre eles, uma iniciativa autoriza a criação do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas. A proposta prevê a criação de um cadastro informatizado e de um número de telefone gratuito para receber denúncias sobre os casos de abusos no ambiente escolar. Outro projeto obriga os colégios a treinar professores e funcionários e promover ações contra o bullying. O autor, senador Gim Argelo, do PTB do Distrito Federal, lembrou que as intimidações entre estudantes não podem ser encaradas simplesmente como "brincadeira de criança". 

(Gim) O bullying é um negócio que agride muito, são apelidos excessivos, são tratamentos que colocam os meninos na roda e batem nos meninos, fazem os meninos tirar a roupa, e meninos e meninas, o porquê desse projeto? Para que as escolas realmente dêem condições para que aquele que for mais gordinho, aquele que usar óculos, ou aquele que tiver um problema de estrabismo, qualquer um, porque quando jovem a criança precisa ter um bom ambiente, um ambiente confortável na escola para poder crescer e se desenvolver 

(REPÓRTER) A proposta do novo Código Penal que está em discussão no Senado também prevê o crime de bulliyng, chamado de "intimidação vexatória", com pena de um a quatro anos de prisão.
04/10/2012, 01h32 - ATUALIZADO EM 04/10/2012, 01h32
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00