Senadores elogiam decisão da ANS de suspender venda de 301 planos de saúde — Rádio Senado

Senadores elogiam decisão da ANS de suspender venda de 301 planos de saúde

LOC: SENADORES ELOGIARAM A DECISÃO DA ANS DE SUSPENDER A VENDA DE TREZENTOS E UM PLANOS DE SAÚDE EM RAZÃO DO DESCUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS.

LOC: A MEDIDA FOI ANUNCIADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) As operadoras que terão a venda de seus planos de saúde suspensa a partir da próxima sexta-feira deixaram de cumprir prazos estabelecidos para serviços como atendimento médico, exames e internações. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, esses planos são responsáveis por atender 7,6% do total de beneficiários que têm contratos com operadoras. A suspensão vai vigorar durante três meses. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, elogiou a postura da ANS.
 
(Paulo Davim) Eu aprovo essa medida, até porque as operadoras de planos de saúde já foram alertadas desde o ano passado que a ANS iria fiscalizar o cumprimento do que foi acordado. Então não é justo que as operadoras vendam o plano de saúde e não cumpram o que venderam. Porque muitas vezes esses usuários de operadoras de planos de saúde aguardam 30 dias, 45 dias por uma consulta, o que é um desrespeito total ao usuário.
 
(Repórter) Também médico, o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, foi outro que apoiou a agência reguladora. Mozarildo afirmou, inclusive, que pode pedir a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os planos de saúde.
 
(Mozarildo Cavalcanti) É preciso que realmente se faça um trabalho muito profundo disso aí, estou propenso a trabalhar no sentido de criar uma CPI que busque aprofundar ainda mais essas questões porque é uma reclamação de norte a sul, de leste a oeste desse país, os planos deixam muito a desejar.
 
(Repórter) Dos 301 planos de saúde atingidos pela decisão da ANS, 223 já estão com suas comercializações suspensas desde o último mês de julho, também por descumprimento de prazos de atendimento.
02/10/2012, 05h25 - ATUALIZADO EM 02/10/2012, 05h25
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00