Senadores preveem a aprovação da MP do Código Florestal — Rádio Senado

Senadores preveem a aprovação da MP do Código Florestal

LOC: SENADORES PREVEEM A APROVAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA DO CÓDIGO FLORESTAL, QUE VAI SER VOTADA NESTA SEMANA NO PLENÁRIO.

LOC: A EXPECTATIVA É QUE O SENADO CONFIRME O TEXTO APROVADO NA SEMANA PASSADA PELA CÂMARA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: Foco de polêmica entre ambientalistas e ruralistas, a medida provisória do Código Florestal pode ter uma votação tranquila na última etapa que precisa vencer no Congresso antes de ser enviada para a sanção da presidente Dilma Rosseff: o plenário do Senado. É o que espera o líder do Bloco de Apoio ao Governo na Casa, senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia. Para ele, as principais arestas foram aparadas na comissão mista de senadores e deputados que analisou a MP 571.

(WALTER) Acredito eu que a medida provisória no Senado tem um certo nível de apoiamento, óbvio que devem ter resistências, sempre têm. Mas desde o trabalho nosso na comissão que nós encontramos um verdadeiro consenso na matéria por parte do Senado. Então, não acredito que haja problema.

(REPÓRTER) O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT do Ceará, acredita que o Senado vá aprovar a MP do Código Florestal do jeito que o texto veio da Câmara.

(PIMENTEL) Nós não podemos fazer nenhuma alteração porque, se fizéssemos qualquer alteração, a medida provisória obrigatoriamente teria que voltar para a Câmara Federal. E não tem prazo para isso porque ela perde a sua eficácia no dia 8 de outubro.

(REPÓRTER) Não votar a medida provisória no prazo seria o pior cenário, na avaliação do senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná.

(S. SOUZA) Nós não podemos criar um vácuo, ou seja, uma insegurança jurídica tanto para o meio ambiente quanto para aqueles que produzem alimentos. Esta MP não pode cair. Nós vamos votar, com toda a certeza, porque temos, como senadores da República, responsabilidade com o nosso país.

(REPÓRTER) O Senado marcou sessões nesta terça e nesta quarta para votar a medida provisória. A matéria foi editada no final de maio, depois que a presidente Dilma Rousseff vetou trechos do Código Florestal aprovado pelo Congresso.
24/09/2012, 11h58 - ATUALIZADO EM 24/09/2012, 11h58
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00