Projeto destina vagas de programas de qualificação para pessoa com deficiência — Rádio Senado

Projeto destina vagas de programas de qualificação para pessoa com deficiência

LOC: PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL FINANCIADOS PELO FAT DEVERÃO DESTINAR 10% DAS VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO, QUE SERÁ ENVIADO À CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Há onze anos empresas com mais de cem empregados são obrigadas por lei a contratar de 2 a 5% de trabalhadores reabilitados ou pessoas com deficiência, dependendo do tamanho da companhia. No entanto, a reserva, prevista na chamada Lei de Cotas, de 91, ainda é ignorada por muitos empregadores. Um argumento frequente é que falta mão-de-obra capacitada entre os cotistas. É para acabar com esse argumento que a senadora Lídice da Mata apresentou projeto para fortalecer a capacitação de pessoas com deficiência. Pela proposta, 10% de todas as vagas de qualificação em cursos financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador devem ser destinadas a deficientes. A senadora do PSB da Bahia citou levantamento do Ministério do Trabalho de 2008 que mostra que apenas 1% do total de trabalhadores do País é formado por pessoas com deficiência. Por isso, a necessidade de garantir o respeito à lei de cotas. 

(Lídice da Mata) Nós estamos atuando num hiato do sistema de atendimento às pessoas com deficiência. A grande reclamação das empresas é justamente que as pessoas com deficiência não se encontram qualificadas para o trabalho e a vaga que está aberta. O que nós estamos propondo é uma reserva de no mínimo 10% das vagas promovidas pelos programas de qualificação do trabalhador, com dinheiro do FAT, para que seja assegurado que essa vaga seja preenchida por pessoas com deficiências. 

(Repórter) De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas com deficiência.
19/09/2012, 01h12 - ATUALIZADO EM 19/09/2012, 01h12
Duração de áudio: 01:34
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00