Fabricantes e operadoras de celulares lideram lista de reclamações — Rádio Senado

Fabricantes e operadoras de celulares lideram lista de reclamações

LOC: OS FABRICANTES E AS OPERADORAS DE CELULARES LIDERAM A LISTA DO PROCON DE RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS.  

LOC: O GRANDE VOLUME DE QUEIXAS E A ATUAL SITUAÇÃO DA TELEFONIA MÓVEL PREOCUPAM OS SENADORES. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: No ano passado, o cadastro nacional de reclamações consideradas justas pelo Procon e que não foram resolvidas pelas empresas ultrapassou 153 mil queixas. A lista divulgada pelo Ministério da Justiça é liderada por problemas em aparelhos celulares e, em seguida, por computadores e eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar. Mais da metade das solicitações que viraram processos administrativos não foram solucionadas. No ranking das empresas, a operadora de telefonia celular e fixa OI foi a campeã. A marca de eletrônicos LG e a operadora Claro vieram em seguida. A atual situação da telefonia móvel brasileira preocupa os senadores, que recentemente discutiram o assunto com o ministro das comunicações e o presidente da Anatel. Na audiência pública nas Comissões de Ciência e Tecnologia, e de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, eles lembraram que o setor cresce cerca de 10 por cento ao ano e faturou em 2011 oitenta bilhões de reais. Parlamentares e autoridades defenderam mais investimentos e o compartilhamento das antenas das empresas de telefonia celular. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, lembrou que o brasileiro paga caro e recebe um serviço de baixa qualidade. 

(Sérgio Souza) Quem já não perdeu a paciência com a telefonia móvel nos últimos tempos? É uma loucura, dá vontade de jogar fora! Eu tenho dois aparelhos, rapaz, nenhum funciona tem hora! Não funciona pra você ligar, não funciona pra receber ligação, cai na metade a ligação. Você tá aqui em Brasília, você tá pelas ruas andando, numa quadra pega na outra quadra não pega! 

(Repórter) O ministério da Justiça vai notificar as empresas que receberam mais reclamações nos 170 Procons espalhados pelo país. Elas devem explicar por que não atenderam as queixas dos clientes e apresentar um plano para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
19/09/2012, 01h38 - ATUALIZADO EM 19/09/2012, 01h38
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